7 dicas para otimizar o funil de vendas

Compartilhe:

As empresas dependem das vendas para sobreviver dentro de um mercado tão competitivo. Sair na frente dos concorrentes é importantíssimo para obter êxito nas vendas. Por isso, não basta que seu negócio tenha um funil de vendas já montado. Conhecê-lo bem e entender a relevância de cada uma das etapas é essencial.

O conhecimento do funil de vendas permite que o empreendedor tenha uma visão holística do percurso e consiga desenvolvê-lo fase por fase. Para isso, é possível usá-lo como algo simples, agradável e eficaz para o dia a dia comercial da empresa.

Mas, o que é funil de vendas?

Um funil de vendas serve para mostrar a jornada de compra de um potencial cliente, desde o momento do primeiro contato até o momento da compra. Cada tipo de negócio possui um funil com características específicas. Por isso, é importante saber montá-lo e, mais do que isso, investir na otimização de cada uma das etapas.

O funil de vendas é uma estratégia utilizada para acompanhar o consumidor durante sua jornada de compra. Ele começa com uma grande quantidade de usuários no topo, mas essa quantidade vai diminuindo ao longo dos estágios até realmente converter esses usuários em clientes finais.

Como otimizar o funil de vendas?

O grande erro das empresas que trabalham com o marketing digital é a falta de investimento na estruturação do funil de vendas. Por isso, muitas vezes, não chegam a provar de um resultado positivo. Isso acontece porque tentam implementar fórmulas mágicas e se esquecem de otimizar o funil de acordo com propósitos mais realistas. Para evitar cair nesse mesmo erro é importante seguir as estratégias de otimização do funil de vendas a seguir:

1- Adquirir leads mais qualificados

Uma das formas mais simples para coletar informações e qualificar os leads, é por meio dos formulário. Eles podem ser utilizados em diversas ocasiões. É possível adicioná-los em landing pages para oferecer conteúdo rico ou no meio de textos de fundo de funil para auxiliar na consideração de um lead interessado. Pois, se um prospect preenche um formulário, isso quer dizer que ele está interessado no conteúdo ou até mesmo no produto oferecido.

2- Acompanhar e comunicar-se com leads

Utilizar um código de rastreamento no site ou app permite que o usuário acompanhar todos os movimentos, visitas e cliques dos leads. Isso possibilita que a equipe identifique quando os leads relevantes estão interagindo com a empresa.

3- Automatizar o lead scoring

Com a ajuda de um sistema de Lead Scoring automático, é possível garantir que a equipe de marketing envie apenas leads qualificados para vendas. Possibilitando a economia de tempo e recursos na priorização de boas oportunidades. Além disso, ajuda a diminuir o ciclo de vendas.

4- Melhorar a qualidade da nutrição de leads

Com a identificação dos padrões de comportamento dos leads, é mais fácil perceber quais são as dificuldades e quais soluções que o produto ou serviço pode oferecer. A segmentação e a nutrição de leads feitas por meio de gatilhos disparados por ações específicas, ajuda na hora de nutrir clientes com conteúdos personalizados.

5- Descobrir e oferecer conteúdo personalizado

Por meio do Lead Tracking, uma tecnologia de marketing e vendas que permite rastrear e acompanhar as atividades dos leads,é possível inferir qual tipo de conteúdo é mais eficaz para convertê-los.

6- Monitorar e analisar as ações

Cada ação gera um resultado para a empresa ou terá um desempenho que indica o sucesso ou fracasso da estratégia. Essa performance influencia diretamente o funil de vendas e marketing. Por isso, é essencial o acompanhamento dessas métricas e a produção de relatórios, para descobrir o que precisa ser mudado ou melhorado para alcançar maiores taxas de conversão e alavancar as vendas.

7- Utilizar a estratégia do funil de vendas junto com o call tracking

Uma maneira simples de comprovar os resultados das ações de marketing e apresentar diferenciais no atendimento para os clientes é utilizar a estratégia do funil de vendas junto com o call tracking para assegurar que a mensagem correta está chegando até o público de interesse.

Siga as dicas e otimize o funil de vendas!

Leia também:  Balanço Patrimonial - O Que É e Qual sua Importância
Compartilhe: