Características de Um Bom Negócio em Tempos de Crise

Compartilhe:

caracteristicas de um bom negócio em tempos de crise

Se você sabe quais são as características de um bom negócio em tempos de crise, não tem com que se preocupar na hora de investir na montagem do seu próprio negócio. É importante conhecer estas características, porque afinal de contas, quem não quer minimizar os riscos e evitar problemas logo no início do seu empreendimento.

As crises econômicas parecem fazer parte do cotidiano aqui no Brasil, e porque não dizer no mundo todo. De alguns para cá, sempre ouvimos alguém reclamando e falando em crise. Contudo, sabemos que mesmo em períodos de turbulências econômicas, aparecem ótimas  oportunidades de negócios, que talvez não fossem consideradas como tal em cenários de estabilidade.

Neste artigo discorremos sobre algumas das principais características de um bom negócio em tempos de crise para ajudar quem está disposto a montar o próprio negócio, dando pistas sobre onde e como investir. São dicas simples a respeito de análise de negócios, exposição ao risco e gestão financeira, que ajudarão você a escolher as opções com maior segurança e chance de lucro.

Quais São as Principais Características de Um Bom Negócio em Tempos de Crise

Montar um negócio sempre envolve riscos e bastante o jogo de cintura por parte do empreendedor, mas abrir um negócio em períodos em que há instabilidade econômica, parece ser bem complicado, correto ?

Abaixo encontramos as principais características de um negócio com chances de sucesso mesmo que a economia esteja passando por uma crise:

  • Pouco capital inicial
  • Capital de giro baixo
  • Baixo volume de estoques
  • Baixo valor agregado
  • Escalabilidade
  • Marketing de baixo custo
  • Liquidez imediata de máquinas e equipamentos
Leia também:  Como Montar um Food Truck - Confira as Dicas

Na sequência, detalhamos os motivos para você preferir as opções de negócios que tenham estas caracteísticas.

Pouco Capital Inicial

Quando a economia está cheia de dúvidas com relação ao futuro, investir grandes somas de  dinheiro em um negócio, pode ser muito arriscado. Alguns empreendedores nessa situação, nem mesmo tem os recursos para investimento.

Uma das mais importantes características de um bom negócio em tempos de crise, principalmente se você ficou desempregado e tomou a decisão de investir num negócio próprio, é manter o investimento inicial, aquele que usado para abrir o negócio, no menor patamar possível.

Capital de Giro Baixo

Considerada uma característica essencial para o seu negócio, principalmente em um cenário de altas taxas de juros. Você ficará em situação difícil se depender de um capital de giro alto. problemas.

Para manter o capital de giro em níveis bem baixos, procure trabalhar com fornecedores possam te  oferecer bons prazos de pagamento, assim você mantem o fluxo de caixa saudável e não irá expor o negócio a uma crise de liquidez.

Baixo Volume de Estoques

Do mesmo jeito que é preciso fugir das taxas de juros elevados, é preciso operar com produtos que não exijam a manutenção de elevados níveis de estoque. Com esta situação você evita ter que arcar com os custos financeiros de produtos no estoque, seja na fase produtiva ou na etapa da  distribuição.

Tente negociar com fornecedores que oferecem entrega rápida. O modelo Just In Time é o melhor dos mundos, assim o custo de estocagem será dividido. Com as taxas de juros altas, muitas vezes o custo de logística é inferior às taxas praticada no mercado.

Baixo Valor Agregado

Vender muito e rápido é sinal de um bom fluxo de caixa, que significa dinheiro disponível. Dê preferência para negócios cujos produtos apresentem um baixo valor agregado, para ganhar volume de vendas.

Leia também:  O que é Coaching Profissional - Para Empreendedores

Uma característica dos segmentos que menos sofrem com as crises econômicas, como alimentação, beleza e reparos, é justamente a de trabalhar com produtos e serviços de preço baixo. O segredo destes negócios é o giro.

Escalabilidade

Outra característica de um bom negócio em tempos de crise é a escalabilidade, ou seja, a possibilidade de aumentar ou reduzir a produção de forma fácil, para se adequar com a instabilidade da demanda do mercado. O segredo aqui é manter o ponto de equilíbrio da empresa  no nível mais baixo possível.

Uma das características de quase todas as crises econômicas é a demanda volátil. Corra dos  negócios que precisam de um nível produtivo constante para manter o funcionamento, cujo ponto de equilíbrio é muito sensível às variações das vendas.

Marketing de Baixo Custo

Anunciar muito é mais um segredo para sobreviver em tempos de crise. Acontece que para manter a estratégia de marketing em alto nível pode sair muito caro, dependendo dos veículos de comunicação que você utilizar. Sendo assim, é fundamental definir uma estratégia de marketing de baixo custo.

Marketing digital é a melhor opção neste caso, pois apesar de também ter custos, eles são bem mais modestos que aqueles do marketing tradicional. Dependendo do segmento, as redes sociais podem ser as grandes aliadas comerciais para quem quer custos baixos. Veja também as alternativas de negócio na internet clicando aqui.

Liquidez Imediata de Máquinas e Equipamentos

Como ninguém está livre de infortúnios, é preciso considerar a hipótese do negócio não dar certo e quebrar, ou desistir e encerrar a empresa voluntariamente. Para esta situação também é possível pensar num final menos traumático.

Faça a opção por negócios que, em caso de encerramento das atividades, você tenha uma liquidez imediata para suas máquinas e seus equipamentos. Caso você consiga vender esses ativos rapidamente, poderá pagar com mais facilidade eventuais credores, e ainda ficar com dinheiro no final das contas.

Leia também:  Como Abrir Uma Pequena Empresa

Agora que você já tem as principais diretrizes para identificar as principais características de um bom negócio em tempos de crise, inicie suas pesquisas e análises para escolher o negócio que mais se adapta ao seu perfil, elabore um Plano de Negócio e tenho sucesso.

Compartilhe: