Ciclo de Vida do Produto – O que é e Quais são as suas Etapas

Compartilhe:

O ciclo de vida do produto está associado a decisões de marketing e gerenciamento dentro dos negócios, e todos os produtos passam por cinco estágios principais: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Cada estágio tem seus custos, oportunidades e riscos, e os produtos individuais diferem em quanto tempo permanecem em qualquer um dos estágios do ciclo de vida.

A seguir, veremos em maiores detalhes cada uma das fases do ciclo de vida do produto.

1. Desenvolvimento

ciclo de vida do produto

O estágio de desenvolvimento do ciclo de vida do produto é muitas vezes referido como “o vale da morte”. Nesta fase, os custos estão acumulando sem receita correspondente. Alguns produtos exigem anos e grande investimento de capital para desenvolver e testar sua eficácia. Como o risco é alto, fontes de financiamento externas são limitadas. Embora as empresas existentes frequentemente financiem pesquisa e desenvolvimento a partir de receitas geradas por produtos atuais, em empresas iniciantes, esse estágio é tipicamente financiado pelo empreendedor a partir de seus próprios recursos pessoais.

2. Introdução

O estágio de introdução é sobre o desenvolvimento de um mercado para o produto e conscientização do produto construído. Os custos de marketing são altos nesta fase do ciclo de vida do produto, pois é necessário alcançar os clientes em potencial. Esta é também a fase em que a proteção dos direitos de propriedade intelectual é obtida. A precificação do produto pode ser alta para recuperar os custos associados ao estágio de desenvolvimento do ciclo de vida do produto, e o financiamento para essa etapa é tipicamente por meio de investidores ou credores.

Leia também:  Planejamento Estratégico de Longo Prazo - 11 Dicas para Criar o Seu

3. Crescimento

Na fase de crescimento, o produto foi aceito pelos clientes e as empresas estão se esforçando para aumentar sua participação no mercado. Para produtos inovadores, há concorrência limitada nesta fase, portanto, os preços podem permanecer em um nível mais alto. Tanto a demanda de produtos quanto os lucros estão aumentando, e o marketing é voltado para um público amplo. O financiamento para esta fase é geralmente ainda através de credores, ou através do aumento da receita de vendas.

4. Fase de Maturidade do Ciclo de Vida do Produto

No estágiode maturidade, as vendas se nivelarão. A concorrência aumenta, portanto, os recursos do produto podem precisar ser aprimorados para manter a participação no mercado. Embora as vendas unitárias sejam as mais altas neste estágio, os preços tendem a cair para permanecer competitivos. Os custos de produção também tendem a diminuir nesta fase devido a maior eficiência no processo de fabricação. As empresas geralmente não precisam de financiamento adicional nesta fase.

5. Declínio

O estágio de declínio do ciclo de vida do produto está associado à diminuição da receita devido à saturação do mercado, alta concorrência e mudanças nas necessidades dos clientes. Neste estágio, as empresas têm várias opções: podem optar por descontinuar o produto, vender os direitos de fabricação a outro negócio que possa competir ou manter melhor o produto, adicionando novos recursos, encontrando novos usos para o produto ou explorando novos mercados através da exportação. . Este é o estágio em que as embalagens costumam anunciar “novas e melhoradas”.

Empresas de fabricação bem-sucedidas geralmente têm vários produtos, cada um em diferentes pontos do ciclo de vida do produto, a qualquer momento.

Leia também:  Como Montar um Food Truck - Confira as Dicas
Compartilhe: