Como Abrir um Pet Shop – Várias Dicas

como montar um pet shop

A maneira como abrir um pet shop vai guiar todo o tempo que ele existir, então tome todas as precauções e siga as dicas que este artigo vai dar. Realizamos uma pesquisa bastante rica em informações que resumimos aqui para você.  Um passo a passo que vai te ajudar no desafio de entrar em um mercado em franco crescimento no Brasil.

Para você que gosta  de cuidar de animais ou estar em contato com eles, se é veterinário ou pelo menos conhece alguém que é, esta é uma oportunidade para montar um pet shop. Trata-se de um mercado em crescimento porque a cada dia que passa, mais e mais pessoas decidem por ter animais domésticos, e eles precisam de cuidados especiais, além de alimentação adequada.

Este segmento cresce pelo menos 20 por cento ao ano no Brasil, país que está entre os grandes consumidores do mercado de pet shops.

O mercado pet brasileiro é enorme, e podemos adiantar sem medo de errar, que as perspectivas desse  negócio são ótimas. Temos a segunda maior população mundial de cães e gatos:

  • 33  milhões de cães,
  • 16 milhões de gatos,
  • 6 milhões de pássaros,
  • 1 milhão de aquários.

O mercado de pet shop no Brasil só é menor que o mercado dos Estados Unidos.  Um dado interessante sobre o crescimento da população pet, é que ela acompanha o crescimento populacional humano das grandes metrópoles.

No Brasil são mais de 100 mil estabelecimentos de venda, e devido ao tamanho da demanda, ainda existe espaço para outras empresas do ramo, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – Abinpet.

Pet Shop – O Que Oferecer

Para quem esta interessado em saber como abrir um pet shop, o primeiro grande passo é definir antecipadamente, quais tipos de produtos e serviços serão oferecidos pelo seu negócio.

Um pet shop normalmente oferece diversos produtos e serviços:

  • banho e tosa
  • medicamentos
  • vários tipos de ração
  • acessórios para os animais
  • atendimento médico veterinário para os pets
  • venda de animais

Conforme o Decreto nº 40.400/95, um pet Shop é definido como uma loja cujo objetivo é o comércio de produtos para uso veterinário e produtos para animais, e que também poderá contemplar o serviço de banho e a tosa dos animais.

Para quem está interessado em montar um pet shop em São Paulo, já temos uma alteração significativa devido a legislação paulistas, que determina que os medicamentos não poderão ser vendidos nesse tipo de loja.

Mais um ponto importante é que, caso você quer vender ou doar qualquer animal doméstico, deverá primeiro cadastrar sua loja no Cadastro Municipal de Comércio de Animais – CMCA, além de manter um médico veterinário à disposição sempre.

Pet Shop – Planejamento e Pesquisa

Outra dica para explicar como abrir um pet shop, é realizar várias pesquisas e estudar muito buscando a especialização antes de montar a loja. Comece buscando o máximo de informações que conseguir. O SEBRAE-MG tem uma publicação a respeito de como abrir um um pet shop, bastante útil e interessante, que pode ser baixado clicando aqui.

Para iniciar o desenho deste negócio, uma coisa fundamental que você vai precisar é montar um plano de negócios. Este passo vai exigir muito estudo sobre o assunto e dedicação, conhecimento das normas e leis do conselho de medicina veterinária, além de determinar, pesquisar e conhecer quem serão os seus concorrentes.

Uma das opções para estudo são os cursos oferecidos pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, onde você encontrará um roteiro para montar um pet shop. Para detalhes sobre este curso específico, clique aqui.

Pet Shop – A Localização

Uma outra informação para quem está pesquisando como montar um pet shop, é procurar com bastante atenção e cuidado, o ponto comercial onde será montada a loja. Antes de alugar ou adquirir o  imóvel para abrir um negócio de pet shop, é importantíssimo atentar para alguns pontos considerados críticos.

A localização é fundamental para quem está escolhendo um imóvel para instalar um negócio próprio, e na área dos pet shops não é diferente.

  • O imóvel tem que estar num local de fácil acesso
  • Um local com boa visibilidade
  • Um local com grande fluxo de pessoas

Consulte a prefeitura para identificar se no plano de zoneamento da cidade, o local escolhido permite a instalação do negócio. Analise se o imóvel tem espaço suficiente para comportar todas as instalações  comerciais e também aquelas consideradas de apoio, como os canis por exemplo. Procure locais cujo acesso é fácil e com vagas para estacionamento, pois estacionar próximo é um grande diferencial para quem está transportando um animal.

Compare o público da área ao redor do local com o que será oferecido na loja, porque este deverá ser compatível com o  público alvo que você definiu no plano de negócios. Para montar um pet shop, o tamanho médio da área necessária, está em torno de duzentos a trezentos metros quadrados. O preço do aluguel está diretamente relacionado a sua localização, mas preste a atenção porque existe uma regra básica que qualquer empreendedor deve ter em mente – O aluguel do imóvel não deve ter o valor maior que 15% do faturamento, e assim manter as contas em equilibrio.

Mais uma boa informação para quem quer montar um pet shop, e que diz respeito à localização, é que os bairros residenciais, com muitos prédios e casas, são os mais promissores locais para esse negócio.

Você deve se esforçar e persistir para encontrar um local com todas estas características, incluindo um valor de aluguel compatível com a estrutura do negócio, porque a localização equivale a praticamente metade do custo para alcançar o sucesso.

Pet Shop – A Formalização e o Registro

Aqui temos um item considerado sensível para o estabelecimento do negócio de pet shop.

Quando você já estiver com plano de negócios pronto, o material escolhido e local definido, chegou o momento de formalizar a empresa e suas instalações físicas.

Conforme as informações daquela sua pesquisa a respeito das licenças necessárias para a atividade de pet shop, acesse os órgãos de fiscalização e entre com os pedidos de alvará, de licenças especiais e todo o restante dos documentos necessários para começar a atividade.

Estamos no Brasil e de antemão, sabemos que este, como qualquer processo burocrático que envolve órgãos governamentais é demorado. Evite começar a trabalhar sem ter essas licenças liberadas, porque um pet shop interditado significa que a vida dos animais pode correr risco. Não é apenas um simples caso onde se pode aguardar a liberação e voltar a operar no mercado.

Pet Shop – Os Fornecedores

A questão dos fornecedores é um outro ponto que merece a atenção de quem está querendo montar um pet shop. Você precisa antes de mais nada, realizar uma pesquisa de mercado para identificar quais são as marcas que o público que você pretende atender prefere.

Entre em contato com os fornecedores dessas marcas para obter dados sobre condições de pagamento, prazos para entregas, quantidades e pedidos mínimos, …enfim, todos os fatores que tem relação com a composição dos preços.

Para montar e ganhar dinheiro com um pet shop, é preciso entender que o seu mix de produtos não esta restrito a rações. Uma loja deve ter uma série de produtos que complementam os cuidados e o trato dos animais, como acessórios para alimentação (potes e bebedouros), petiscos, roupas, coleiras para passear, produtos para banho em casa (sabonetes  e shampoos), camas, etc…

Caso a sua loja pet oferecer o serviço de médico veterinário, vale lembrar que há necessidade de investimento nesta área também, pois o atendimento precisa de um lugar adequado e com equipamentos específicos para este serviço.

Fique atento também no caso dos equipamentos de banho e tosa:

  • máquinas de tosar,
  • secadores
  • escovas para pelos
  • mesas para colocar os animais
  • armários e balcões

Você precisará comprar também outros equipamentos, como impressora de cupom fiscal, pelo menos um PC conectado a internet,  e mobiliário para completar a montagem da loja.

Pet Shop – O Atendimento Diferenciado

O principal fator que leva a fidelização dos clientes é, sem sombra de dúvida, a qualidade do atendimento. É importante que você foque no atendimento para criar um ou mais diferenciais para o seu negócio de pet shop. O atendimento é uma das áreas em que você deve investir pesado desde a inauguração da loja….fica a dica !

O setor pet tem uma influência muito grande relacionada ao amor e a afeição com os animais, logo,  carinho e cuidado com os bichinhos é o que estabelece o elo de ligação entre você e a clientela. A criação de uma clientela fiel e satisfeita, tende a ser mais eficiente que qualquer outra ferramenta de marketing.

Para complementar este artigo, aconselhamos você a ler também Como Montar Um Hotel Para Cachorros

Vá em frente e sucesso !