Como Criar um Site de Vendas – Vendas pela Internet

como criar um site de vendas

Este artigo traz informações importantes de como criar um site de vendas na Internet. É um verdadeiro passo a passo para você que deseja vender produtos ou serviços pela Internet.

aqui no Brasil o mercado já concretizou as transações que envolvem as vendas pela Internet. Esta forma de realizar negócios já faz parte do nosso cotidiano, seja como consumidores ou empresários de  pequenas, médias ou grandes empresas.

Representa uma gigantesca parcela do mercado. Basta uma olhada rápida nos dados fornecidos pelo relatório Webshoppers da consultoria e-Bit, o ecommerce brasileiro movimenta vários bilhoes de Reais, e não se abate com os períodos de crise.

A boa notícia é que você pode participar desse mercado, basta criar um site de vendas direcionado para qualquer tipo de negócio, não importando o porte. Em muitas situações, nem é preciso investir muito.

Vamos relacionar aqui diversas opções possíveis que o mercado oferece, e comentar também algumas  ideias para você ganhar dinheiro vendendo pela Internet.

Leia atentamente o artigo e descubra qual pode ser a melhor opção para o seu perfil empreendedor.

Como Montar um Site de Vendas Passo a Passo

Antes de começar a pensar a vender pela internet, é preciso que você providencie a hospedagem do seu site em domínio próprio. Não considere hospedagem gratuita, porque os sites desse tipo não trazem  confiabilidade.

Um conselho importante é você escolher e registrar o domínio, evitando assim que outras pessoas possam reivindicar o seu domínio depois que você atingir um bom volume de negócios. Existem casos em que o empreendedor se tornou refém do desenvolvedor ou mesmo da instituição de hospedagem.

Depois desse primeiro procedimento, chegou a hora  da criação do site propriamente dito. É claro que nessa altura, você já deve ter definido o que será vendido pela Internet.

Como Escolher o Tipo do Site de Vendas

Para escolher a ferramenta que você vai utilizar . Chamamos isso de plataforma. Quando você  definir com precisão o que pretende vender, estará pronto para definir o tipo de ferramenta necessária. Este detalhe é importante para que o investimento seja adequado, nem mais e nem menos.

Caso o seu site de vendas pela Internet oferecer poucos produtos, você poderá optar pela plataforma WordPress, que é considerada a melhor plataforma da Web para criação de sites, blogs e lojas virtuais. Uma ferramenta com muitos recursos disponíveis para você utilizar.

Com esta plataforma, você pode usar um plugin de e-commerce chamado  WooCommerce, que foi desenvolvido especialmente para o WordPress. A instalação é super fácil e a configuração não fica por menos também. Trabalhando com ele, você poderá vender praticamente qualquer coisa online.

Essa solução é indicada para aqueles que procuram saber como criar um site de vendas na Internet, porque é que é escalável, e isso pode fazer toda a diferença no futuro do seu negócio, pois caso seu empreendimento tenha muito sucesso e cresça, você poderá aproveitar o próprio WordPress para criar a sua loja virtual.

Loja Virtual – Uma Opção a Considerar

Se o modelo de negócio que você criou, se parece mais com uma loja virtual propriamente falando,  nesse caso existem diversas opções a mais. É possível montar uma loja virtual muito completa usando  o WordPress, e para isso basta adquirir um template de e-commerce específico para o WordPress, e como já comentamos, ter o WooCommerce instalado.

Se você não tiver intimidade suficiente para desenvolver sistemas, não se aborreça, pois a maioria das pessoas não tem. Para essa situação, a outra opção para montar uma loja virtual é comprar ou até mesmo alugar uma que já esteja pronta.

Considere que você terá 2 opções:

  • alugar uma loja virtual e pagar um desenvolvedor por mês, ou
  • encomendar um sistema personalisazo.

Na segunda opção, você com certeza precisará investir bem mais, e sendo assim, vamos partir para as plataformas de e-commerce que você pode alugar em sites especializados, que você  encontra no Guia de E-commerce. Lá existem vários fornecedores de plataformas de ecommerce, que alugam soluções bastante em conta, sendo que há ofertas que giram em torno de R$ 200,00 e funcionam de forma satisfatória.

A dica importante nesta situação, é analisar com atenção as funcionalidades que os sistemas oferecem  para cada solução. Assim você irá contratar a plataforma de e-commerce mais adequada para o seu negócio.

Depois da criação do site de vendas, vem uma etapa bastante sensível, porque é onde a negociação com o internauta é fechada, ou seja – Como você vai receber os pagamentos.

Pagamentos Online – Como Receber

Até um tempo atrás, talvez a tarefa mais desafiadora para quem queria montar um site de vendas online, era receber pela venda concretizada. Felizmente hoje, isso já não é mais um bicho de sete cabeças, e costuma-se dizer que esta é uma das tarefas mais simples que o negócio online exige. São muitas as opções que realizam a integração dos meios de pagamento num site de vendas online.

A utilização de gateways para pagamento talvez seja a mais simples e fácil. São serviços que fazem a  intermediação do processamento dos pagamentos online. Os mais conhecidos no mercado brasileiro são o PagSeguro e PayPal.

A integração dos meios de pagamento com os sites é fácil, simples e rápida. Pode ser executada com a instalação de um plugin, para caso do WordPress. Assim, não será preciso que você contrate desenvolvedores ou quaisquer outros técnicos para fazer a implementação desse recurso no seu site.

Com os gateways de pagamento instalados, é possível a emissão de boletos, trabalhar com todas as bandeiras dos cartões de crédito, e ainda usar a modalidade de pagamento com transferência eletrônica.

Tudo isso não inviabiliza a sua decisão se quiser fazer diferente,  e buscar a integração direta com as empresas administradoras de cartões de crédito e com os bancos, mas lembre-se que este caminho é  mais trabalhoso e exige profundos conhecimentos e prática de programação.

Como você pode constatar, para criar um site de vendas não tem mistério nenhum. confira as dicas dos artigos e sites indicados nos links e corra atrás do sucesso no mundo online.

Se você ainda quiser saber mais sobre ganhar dinheiro na Internet, clique aqui.