Como Fazer um Lançamento de Produto Com Sucesso

Compartilhe:

como fazer um lançamento de produto com sucesso

Suas chances aumentam quando você sabe como fazer um lançamento de produto com sucesso !

Com a competição cada vez mais acirrada no mercado, é vital ter sempre um  produto novo, inovador, desejado, interessante e chamativo. Acontece que o lançamento de qualquer produto para venda, requer  uma atenção especial, pois trata-se de um processo delicado, e que não pode ser deixado de lado. Caso você tenha investido um valor significativo em desenvolvimento desse novo produto, com certeza tem a expectativa de obter retorno rápido, para recuperar o investimento e não entrar no  prejuízo. Mesmo que seu produto atenda exatamente o que seu público-alvo precisa e deseja, ele terá que se tornar conhecido pelo mercado, e assim, ter uma boa chance de vender o que se espera. Com isso, queremos dizer o seguinte:

“Mesmo que seu produto tenha um excelente potencial, ele pode não ter todo o sucesso que você espera dele”.

A pergunta que fica é : Como evitar essa situação?

abaixo segue uma lista com dicas que podem ser o diferencial no lançamento do seu produto, tornando-o um sucesso de vendas!

Elabore um Plano de Vendas

Uma das primeiras medidas que você precisa tomar é estabelecer qual é o mercado adequado para o  produto novo. Definindo bem o seu target, você ampliará as chances para chamar a atenção dos consumidores desse mercado, e conseguir elaborar uma estratégia inteligente. Exemplo:

  • Caso o novo produto esteja voltado para o mercado feminino de moda, você deverá extrapolar o target “mulheres”…. Vá mais adiante ! Pense nas mulheres entre dezoito e trinta anos, com um ganho fixo mensal entre dois e cinco salários mínimos.
Leia também:  Características de Um Bom Negócio em Tempos de Crise

Quanto mais detalhes você considerar, mais assertiva será sua estratégia de marketing e  vendas.

Depois de definido o público-alvo, considere os passos que vem na sequência, para fazer um Plano de Vendas eficiente para lançar o seu novo produto:

Estabeleça uma Meta de Vendas

A meta deve ser específica, mensurável, e, principalmente, realista. O melhor é definir metas a curto prazo. Exemplo: vender 500 unidades em 30 dias para o cliente final e 1000 para os varejistas.

Elabore uma Estratégia de Vendas

Defina como a sua estratégia e as táticas de venda. Defina também se as vendas serão realizadas apenas por e-commerce, em loja física, através de revendedores, ou outros…

Defina Prazos e Acompanhe

Estabeleça datas realistas e específicas para os itens acima, e dessa maneira, você acabará tendo um cronograma adequado para seguir em frente, e medindo se houve avanços ou não.

Projete o Crescimento de Vendas

Determine, também de forma realista, quanto você quer e pode aumentar nas vendas em um determinado período – Exemplo: 20% no segundo mês após o lançamento, 30% após o terceiro mês, e assim sucessivamente.

Construa de Desenvolva Seu Mercado

Estabelecer uma relação de confiança com seu cliente é fundamental. Uma das melhores opções é vender diretamente para o cliente final, através do seu próprio portal, ou utilizando as grandes webstores.

Uma maneira interessante de saber o que o consumidor tem em mente é através do feedback via redes sociais. A internet potencializa a interação entre vendedor e comprador, e este fato permite um constante aperfeiçoamento do seu negócio. Sendo assim, preste muita atenção ao que seu cliente diz. Filtre quais são as principais sugestões oferecidas, analise as críticas feitas e corrija os desvios. Isso fará com que seu negócio deslanche enquanto seus produtos se destacam no mercado.

Leia também:  Como Criar um Site de Vendas - Vendas pela Internet

Cresça e Busque Novos Mercados

Uma forma de fazer seu produto chegar ao grande público é através dos grandes vendedores, como grandes lojas físicas de departamento. Quando seu produto atingir o nível de excelência, contate esses lojistas com fotos, vídeos, até mesmo amostras, para demonstrar para eles como os seu produto irá alavancar ainda mais as vendas deles. Você não pode esquecer que, ao lidar com esse tipo de lojista, além de ter um bom produto, é preciso cumprir as metas negociadas, os prazos, investir para aumentar a publicidade do produto, e diversas outras coisas.

Seja Paciente

Na maioria das vezes, o processo que leva um produto para ser comercializado pelas grandes lojas e redes, é demorado e exige bastante esforço. Uma vez que você já sabe disso, tenha paciência e não seja afobado. Não pule etapas para encurtar o caminho da consolidação do seu produto no mercado. Se fizer isso, você estará correndo o risco de ver seu esforço ir por água abaixo, e ainda ter prejuízos.

Estude muito bem todas essas dicas e corra atrás do sucesso !

Compartilhe: