Como Lidar Com Fofocas no Trabalho

Compartilhe:

como lidar com fofocas no trabalho

Independente do tamanho da empresa ou do segmento de negócio que você possui, é preciso saber como lidar com fofocas no trabalho. Isto é algo que acontece em praticamente todo lugar! Numa empresa, lidamos com pessoas que compartilham coisas comuns o tempo todo, e por bastante tempo. São assuntos profissionais e também os pessoais. A tentação de tecer comentários sobre quem não está por perto é grande. Apesar da dificuldade que alguns sentem em controlar os assuntos nos corredores, você, que é o gestor, pode tomar algumas providências para evitar fofocas no ambiente de trabalho. Este artigo traz algumas dicas para estabelecer uma estratégia e colocá-la em prática!

1. O Ambiente do Escritório

A comunicação entre os seus funcionários pode se tornar proveitosa e até muito inspiradora durante um dia de trabalho. O ambiente deve favorecer as trocas entre os colaboradores… estamos tratando aqui do espaço físico da sua empresa, da disposição dos postos de trabalho. Um local específico para o cafezinho é fundamental nesse sentido. Os móveis (cadeiras, mesas,…) e utensílios devem permanecer sempre à mão para aqueles que  gostam de fazer uma pausa e quebrar a rotina. Promover a integração de todos evita que alguém fique isolado, e por tabela, acabe se tornando alvo de especulações.

2. Não Valorize Demais as Fofocas

Na maioria das vezes, uma fofoca aparece sem pretensão alguma no meio de uma conversa e desaparece tão rápido como apareceu. Sendo assim, caso ouça um comentário sem malícia ou um pedaço de uma conversa sobre alguém, procure analisar se vale mesmo a pena dedicar sua atenção para o problema. Seu envolvimento pode acabar por dar uma importância que a situação realmente não tem.

3. O Papel do Responsável por RH

Se a fofoca no ambiente de trabalho atingir um grau um pouco mais grave, que acabe prejudicando a produtividade ou interferindo na motivação dos colaboradores, você deverá tomar providências. Isso pode ser feito de forma indireta, uma vez que a resolução do conflito deve ser conduzida por alguém neutro, justamente para evitar que você assuma um lado ou dê a impressão que tomou partido. Na medida do possível, tenha alguém que se responsabilize por Recursos Humanos. Normalmente são estes profissionais que sabem tratar estas situações, imparcial e profissionalmente.

4. Abra Canais de Comunicação

Quando um funcionário não tem como se expressar em relação a determinados assuntos, não tem com quem falar dentro da empresa, a fofoca pode surgir desta situação. É importante ter canais de comunicação que permitam inclusive aos funcionários manifestação anônima, sem necessidade de identificação. Uma simples caixa de sugestões ou um e-mail específico serve como o Canal de Comunicação perfeito para estes casos. Assim  as pessoas poderão entrar em contato com os superiores hierárquicos sem exposição. Medidas como estas também são importantes para aferir como está o clima organizacional.

5. Incentive as Sugestões

Fazer uma reunião de vez em quando e solicitar sugestões para melhoria nos procedimentos e processos do seu negócio, também é uma forma de interagir e ficar mais próximo dos seus funcionários. Permita que sejam discutidos os negócios além das questões operacioonais e administrativas. Quando você coloca os problemas na pauta da reunião, você está na verdade, transformando as reclamações em sugestões.

6. Leve em Conta o Clima Organizacional

Fofoca no ambiente de trabalho pode ser sintoma de funcionários descontentes e insatisfeitos. Revise periodicamente a política de benefícios da empresa, e avalie se o clima é  favorável para todos os colaboradores. Propiciar mais flexibilidade, oferecer treinamentos e alavancar o desenvolvimento profissional das pessoas, são medidas que tem o poder de  deixar uma equipe inteira mais contente, e consequentemente menos disposta a tecer comentários negativos.

Encare de frente esse desafio de gestão, e experimente a sensação que a sua empresa pode continuar no caminho da evolução.

Sucesso !

Compartilhe: