Como Montar um Salão de Beleza – Informações Importantes

como montar salão de beleza

Como montar um salão de beleza que dê certo desde o começo é uma pergunta que muitos interessados em entrar para a área de beleza fazem. Acontece que só o fato de demonstrar interesse pelo assunto e querer empreender já é meio caminha andado, e acredite, o segmento de cuidados pessoais está entre os que mais crescem no mercado brasileiro.

Um salão de beleza desde que bem localizado e oferecendo serviços com qualidade, é sucesso garantido. Trata-se de um serviço essencial, e por isso não está vulnerável a crises e diminuições do mercado. É realmente uma excelente opção para quem busca trabalhar em um negócio próprio.

Neste artigo vamos tratar dos detalhes e da estruturação deste negócio. Estudar o mercado e planejar como montar um salão de beleza são as primeiras fases para se ter negócio a caminho do  sucesso. Vamos discorrer agora sobre alguns aspectos da criação de um salão de beleza.

Salão de Beleza – Pontos Chave

Podemos adiantar para quem deseja saber como montar um salão de beleza, que colocar a mão na massa é essencial. Trata-se de um ambiente cujo atendimento precisa de tempo, e sendo assim, o salão de beleza precisa ter um clima agradável, arejado, limpo, aconchegante e muito bem iluminado.

Deve-se dar atenção especial para a  questão do entretenimento, uma vez que a maioria dos serviços oferecidos demoram, aumentando o tempo de permanência da clientela dentro do  estabelecimento. Oferecer opções de entretenimento durante esses períodos, de forma inteligente, faz com que a lembrança dos bons momentos passados no seu salão de beleza fidelize quem se beneficiar dos serviços. Este tempo de espera pode ser preenchido com a liberação grátis de acesso a Internet, ou até um mini balcão de bar… Coloque sua imaginação para criar espaços e serviços nesse sentido.

Salão de Beleza – Adequação dos Serviços

Para abrir um salão de beleza, é necessário também combinar a oferta de serviços ao público alvo escolhido. Isto é fundamental para ao negócio. Quando lidamos com tratamentos de beleza, verificamos que há bastante oscilação no valor cobrado no mercado, e é isso que torna importante  realizar uma adequação dos serviços que serão ofertados com a capacidade de pagamento da região  onde será montado o seu salão de beleza.

Não pense que esta adequação passa por utilizar produtos ou entregar serviços com baixa qualidade  para poder cobrar valores mais competitivos. Pense em adequar a estrutura de custos do seu negócio  ao padrão de consumo do público que irá frequenta-lo. També não se trata de impor um padrão  completamente fora da realidade do que pode vir a ser sua clientela.

Mai uma questão bastante importante, tem a ver com a parte administrativa do seu salão de beleza, pois além parte técnica, é preciso saber gerenciar. a boa notícia é que você já encontra sistemas de gerenciamento de salões de beleza prontos para instalar e auxiliar nas funções administrativas inerentes ao dia a dia do negócio.

Salão de Beleza – A Equipe de Trabalho

Para a parte dos funcionários do seu salão de beleza, temos uma dica  especial, que é relacionada a escolha e contratação dos profissionais que formarão a equipe de trabalho. Ser um bom profissional na parte técnica não é suficiente. É necessário que também seja acessível, educado, respeitoso e sociável.  Tenha a certeza que o sucesso de um salão de beleza está intimamente ligado a esses detalhes também.

A área de atendimento de um bom salão de beleza, deve ter um padrão excelência no relacionamento. A satisfação do cliente começa a ser medida já na forma como é feito o  atendimento, e por isso o comprometimento da equipe nesse particular é essencial. Elabore um sistema eficiente para o agendamento de atendimentos. Este controle de agenda deverá ser rígido, afim de evitar situações onde o tempo de espera gera aborrecimentos por parte de quem chegou no horário marcado.

Fidelizar clientes deve ser encarado como o principal objetivo médio e longo prazo para quem deseja montar um salão de beleza. Clientes satisfeitos voltam sempre e divulgam seu negócio para outros.

Salão de Beleza – A Melhor Localização

Outro fator fundamental para o sucesso de um salão de beleza, está ligado a localização dele. Um local com bastante movimentação, com possibilidade de estacionamento fácil nas proximidades, são coisas básicas e ao mesmo tempo importantes para o sucesso do salão. Você deve priorizar os pontos comerciais onde há grande circulação de pessoas, principalmente na fase inicial do negócio, para torná-lo conhecido o mais depressa possível.

Estes pontos de maior circulação,  sempre terão um preço mais alto, porém a exposição que o seu salão de beleza terá, com certeza valerá o investimento, pois o resultado fará com que o retorno seja mais rápido.

Salão de Beleza – Divulgação

A divulgação de qualquer tipo de negócio é algo muito importante e contribui diretamente para o sucesso, e sendo assim, quando montar seu salão de beleza, não despreze este item. A maneira tradicional de divulgação para este tipo de negócio, está baseada na confecção de folders e panfletos,  mas atualmente, você tem a Internet e as redes sociais para trabalharem a seu favor, uma vez que auxiliam muito no processo de divulgação.

Elabore um site para o seu salão de beleza, divulgando belas imagens, descrevendo de forma detalhada os serviços que você oferece e a tabela de preços. Com o site pronto, passe para a fase da divulgação propriamente dita. Não abra mão dos links patrocinados como, por exemplo, o Google AdWords e use também as técnicas de otimização – SEO, para sair na frente nas buscas na Web.

O Facebook Marketing é uma ferramenta poderosa quando se trata de redes sociais.  Crie uma Página de Fãs para que sua clientela esteja sempre por dentro daquilo que você oferece. Aproveite a monitore  a opinião dos clientes para corrigir eventuais falhas do negócio. Este é o tipo de divulgação que pode ser executado por você, e se não tiver habilidade para isso, existem cursos online que podem contribuir bastante nessa tarefa.

Salão de Beleza – Mais Informações

Para outras informações, além daquelas que colocamos neste artigo sobre como montar um salão de beleza, você encontrará nas publicações especializadas do SEBRAE de São Paulo, que oferece o e-book Comece Certo – Salão de Beleza. Este e-book pode ser acessado e baixado grátis clicando aqui.

Agora você já tem inúmeras dicas sobre como montar um salão de beleza. Comece pelo planejamento do seu negócio e corra atrás do seu sonho.

Você também pode agregar outros serviços ao seu Salão de beleza, ou iniciar de forma diferente e com uma estrutura menor, investindo menos ainda, com serviços interligados. Acesse Serviços de Manicure e confira.

Desejamos sucesso para você !