Como Montar um Hotel para Cachorros – Passo a Passo

Compartilhe:

como montar um hotel para cachorros

Saiba como montar um hotel para cachorros, e entre para um mercado que só cresceu desde que começou, que exige pouco investimento para ser montado, que tem um retorno de capital rápido e lucra muito.

O chamado mercado pet no Brasil vem crescendo de forma gigantesca, e nem as crises são capazes de abalar os negócios nesse segmento. É um dos poucos setores onde não há reclamação por parte dos empresários.

Esse é o tipo de negócio que você não pode deixar de analisar se estiver pensando em montar um negócio próprio. Não importa se o negócio será tratado de maneira individual, ou seja, montar apenas um hotel para cachorros, ou então associado a outros negócios, como por exemplo junto com uma loja de venda de rações, ou até em conjunto com um pet shop.

Assim como no artigo onde escrevemos sobre Como Abrir Um Pet Shop, este mercado pet oferece várias oportunidades. A seguir vamos te mostrar um passo a passo de como montar um hotel para cachorros.

Você vai constatar que é um projeto fácil de ser desenvolvido, basta atentar para algumas dicas importantes e pronto!

Hotel para Cachorros – Opção de Negócio ou Diversificação

Para quem tem um cachorro, a hora de viajar pode ser um momento de preocupação por não ter onde deixar o seu animalzinho. Não precisamos dar mais exemplos para ver que este negócio é bastante recomendado para quem já tem um pet shop, ou já trabalha como passeador de cães, ou ainda é proprietário de um canil. Agora, mesmo se você ainda não trabalha na área  mas está querendo montar seu próprio negócio, aqui está uma boa opção.

Leia também:  Como Abrir um Pet Shop - Várias Dicas

Nas férias, feriados e finais de semana prolongados, existem muitas pessoas que precisam de alguém para cuidar dos seus animais, e gostaria, que eles fossem tratados da mesma como se estivessem com seus donos.  Sendo assim, se você tem um local que pode ser adaptado para oferecer cuidados e recursos para que os cachorrinhos dos seus clientes permaneçam bem acomodados, o sucesso estará garantido.

Se você já exerce alguma atividade nesse setor, como um comércio para pet shop ou atua como cuidador de cachorros, leva vantagem, porque já desenvolveu uma relação de confiança com os donos dos animais.

Montar um Hotel para Cachorros – O Passo a Passo

A exemplo de qualquer outro negócio, a primeira coisa que precisa ser feita é desenhar um plano de negócio e traçar as diretrizes do projeto para montar um hotel para cachorros. O planejamento deve ser bem detalhado, escolhendo o público alvo que você pretende atingir, e a estrutura necessária para trabalhar.

Para quem quer saber como montar um hotel para cachorros, o pulo do gato em relação ao público alvo  é verificar se a região onde você pretende instalar o hotel possui prédios residenciais em quantidade. Em áreas como esta você, com certeza, vai encontrar os clientes que precisa.

Importante também é levantar a concorrência na região escolhida, para verificar se o tipo de serviço que você deseja prestar já não está saturado de ofertas com negócios iguais ao seu. Uma vez que trata-se de um trabalho que envolve credibilidade e uma boa dose de confiança no relacionamento, será mais difícil tirar clientes de quem chegou antes de você.

Outra dica não menos importante, é verificar junto aos órgãos competentes, se na área onde você pretende se instalar é permitido abrir um negócio desse tipo.

Leia também:  Produtos Para Revenda - Conheça Formas de Revender Produtos

Montar um Hotel para Cachorros – O Espaço Necessário

Quem deseja montar um hotel para cachorros precisa saber que espaço é algum fundamental. É necessário dispor de excelentes acomodações para os cãezinhos, separando-os em setores conforme o porte.

O mais adequado é criar o espaço para descanso dos animais, com pequenas unidades individuais para abrigar os cãezinhos. Existem empresas vendem pequenas casinhas para animais, que podem ser usadas para satisfazer essa necessidade.

Espaço é a palavra de ordem para quem deseja saber como montar um hotel para cães.

Além do espaço para descanso, o seu hotel precisará ter também um local para recreação, porque  durante parte do dia é muito interessante que os cachorros permaneçam livres para se exercitarem,  explorarem lugar que é diferente do dia a dia deles, e até mesmo de socializar com outros animais, não esquecendo que devem ser separados conforme o porte.

Quem já tem mais experiencia nessa área, costuma propor que se comece um hotel para cachorros com capacidade para até dez cães. Para um leigo, pode parecer uma quantidade pequena, mas quem é profissional da área garante que esse número já dá bastante trabalho.

Montar um Hotel para Cachorros – Os Equipamentos

Na parte dos equipamento, alguns itens são essenciais como:

  • vasilhas para alimentação,
  • caminhas individuais para descanso,
  • brinquedinhos para os animais se divertirem,
  • material de higiene
  • e outros acessórios para serem utilizados nas tarefas e cuidados com cães.

Nas regiões onde encontramos temperaturas extremas como a região Nordeste e o sul do Brasil, recomendamos que no local onde os cães serão abrigados, tenham sistemas de climatização, para não expor os animais hospedados a temperaturas muito baixas ou muito altas.

Nossa dica para seu hotel de cachorros ter um diferencial, e claro se você quiser e ter disponibilidade, é instalar um sistema de câmeras internas conectadas à Internet. Assim seus clientes poderão acompanhar o dia a dia dos seus bichinhos no hotel. Imagine o quanto esse serviço pode agregar valor ao seu negócio!

Leia também:  Máquina de Fazer Coxinha - Ótima Opção para Vender Salgados

Montar um Hotel para Cachorros – Recursos Humanos

Uma dúvida bastante comum dos empreendedores que pesquisam sobre como montar um hotel para cachorros diz respeito a capacitação e o número de profissionais que vão cuidar da operação do hotel.

Basicamente você precisará de alguém para

  • um profissional para recepcionar e devolver os animais, além de atender ao público em geral. No começo do negócio, você mesmo poderá cuidar destas tarefas e economizar um pouco.
  • um profissional dedicado exclusivamente para cuidar cachorros hospedados, para pequenos passeios e cuidados nos horários de convívio em lugar aberto, como já mencionamos  anteriormente.
  • ter um veterinário disponível para lidar com qualquer questão em caso emergencial, ou simplesmente ficar de olho nos bichinhos, além de trazer segurança, vai ser um diferencial no momento que o cliente decidir deixar o animal no seu hotel. Este profissional pode ser terceirizado.

Montar um Hotel para Cachorros – Alvará e Licenças

Como já dissemos anteriormente, este item é fundamental para você que quer saber como montar um hotel para cachorros. Verifique antes de tudo,  qual é a necessidade de obtenção de licenças e autorizações para instalar o negócio na região que você escolheu.

Além dos documentos de praxe para constituir  a empresa, você deverá se dirigir a prefeitura da sua cidade para conhecer as exigências e os procedimentos para a obter o Alvará de Funcionamento, e as Licenças Especiais da Vigilância Sanitária, que dizem respeito a saúde e trato com animais domésticos.

Como informação de boa qualidade nunca é demais para quem deseja saber como montar um hotel de cachorros, sugerimos também a leitura de um e-book específico publicado pelo Sebrae,  você pode fazer o download clicando aqui.

Agora que você já sabe como montar um hotel de cachorros, basta definir o seu Plano de Negócio e colocar a mão na massa.

Compartilhe: