Como Montar uma Fábrica de Massas Frescas – Dicas Imperdíveis

Compartilhe:

como montar uma fabrica de massas frescas

Saiba como montar uma fábrica de massas frescas, entrar num mercado altamente promisso e e faturar muito com a sua produção.

Mesmo que esta opção ainda não esteja na sua lista de negócios para empreender, leia este artigo até o final. Este pode ser o o negócio que você estava procurando para se realizar como empreendedor.

O segmento de massas frescas faz parte do mercado alimentício, e é talvez, um dos poucos segmentos que crescem ano após ano no Brasil. É comum nos depararmos com novos restaurantes de massas sendo inaugurados, com pessoas  buscando cada vez mais esse tipo de produto, que já fez parte do cardápio dos finais de semana, mas atualmente é consumido no dia a dia, em casa, nos fast foods, delivery e assim por diante.

Para você ter uma ideia do que representa este produto em termos potenciais, basta compararmos o momento atual, e analisarmos o que está acontecendo apenas com os produtores das marcas de massa mais famosas. Todas as grandes marcas tinham sua linha tradicional composta apenas por massas secas, e agora já estão lançando suas linhas de “massas frescas”.

Mas essa concorrência brutal não é motivo para você ficar assustado e desistir do negócio….sabe porque ?

As massas frescas lançadas pelos grandes produtores industriais, não são capazes de garantir o sabor e textura de uma massa produzida por uma fábrica menor.

Além disso, todas elas tem nas suas receitas, altas doses de conservantes e outros produtos químicos, usados para preservar o produto final. Esse tipo de coisa vem sendo rejeitado cada vez mais pelos consumidores.

Por isso, se você tem interesse em saber como montar uma fábrica de massas frescas, fique certo que este é realmente um bom negócio, porque existe muita demanda para produtos de qualidade.

Massas Frescas – Passo a Passo para Montar a Fábrica

Como este é um mercado bastante promissor, pesquisamos e concluímos que um artigo sinalizando como devem ser as primeiras etapas do desenvolvimento do negócio, poderia auxiliar quem deseja saber como montar uma fábrica de massas frescas. A avaliação desse modelo também passa pela estimativa dos  custos envolvidos, a indicação de cursos especializados para capacitação profissional, além de outras dicas.

Veja a seguir, o passo a passo de como montar uma pequena fábrica de massas frescas

A primeira coisa que deve ser definida no processo de desenvolvimento do projeto para montar uma fábrica de massas frescas, é que tipos de massas sua fábrica vai produzir, porque isso vai refletir na estrutura da fábrica, nos fornecedores e até fluxo de funcionamento, por exemplo.

Comece com poucos tipos de massas, e vá expandindo o mix de produtos conforme for deslanchando. Para começar, as massas mais indicadas são as básicas, como macarrão, nhoque, panquecas, pastel e pizza, devido a grande demanda por elas.

Outra vantagem que deve ser levada em consideração, é que quando a sua fábrica de massas frescas começa com um número reduzido de produtos, o investimento em maquinas e equipamentos também será menor. Lembre-se que com menos  produtos na linha de produção, você terá a oportunidade para otimizar não apenas os processos, mas a matéria prima também Esse aprendizado será útil quando a sua fábrica aumentar de tamanho.

Massas Frescas – Localização da Fábrica

Outra dica importante para quem está pesquisando como montar uma fábrica de massas frescas, tem a ver com a localização do empreendimento. O melhor dos mundos é que a fábrica esteja próxima de centros urbanos, num local de acesso fácil e com uma boa infraestrutura.

Não estamos dizendo que ela precise estar no centro da cidade, até porque o valor dos imóveis e dos alugueis serão mais caros. A recomendação é que sua fábrica de massas frescas seja montada nas proximidades, assim você terá um custo menor de entrega das mercadorias.

Uma vez que você vai produzir produtos alimentícios, questões relacionadas a  estrutura de fornecimento de água e energia elétrica são importantes. Antes de mais nada, é preciso que você se certifique com a prefeitura da cidade, se há ou não algum impedimento para a instalação da sua fábrica naquele local.

O imóvel para instalação da fábrica de massas frescas deve ser grande, amplo, com ótima circulação de ar. Para uma estrutura bem básica, você deverá destinar  espaço para as máquinas, uma mesa para trabalhar com as massas, local para estoque das matérias primas e para as embalagens, e por último mas não menos importantes, espaço para a área administrativa e área de vendas.

Massas Frescas – O Equipamento da Fábrica

Com a estratégia de definição de produtos pronta, e decidida onde o negócio será localizado, passamos a analisar que equipamento será necessário para montar uma fábrica pequena para produzir massas frescas. Dizemos que a orientação é básica, porque os equipamentos estão proporcionalmente relacionados ao tamanho da fábrica que você deseja montar. É óbvio que o tamanho do investimento a ser feito  e o capital disponível seguem a mesma diretriz.

De uma forma geral, para montar uma pequena fábrica de massa frescas, você precisará de itens como Armários, Fogão industrial, Freezer, Geladeira, Laminador de massas, Masseira, Mixer, Modeladora, Varal de secagem de massas e Vasilhas.

conforme o tipo de produtos que a ser produzido, esse kit básico já é suficiente. Se você for trabalhar com um mix de produtos mais variado, que necessite de cozimento, preparação de molhos, etc…, serão necessários mais equipamentos, como raladores, fornos e outros.

Repetindo o que já foi dito logo no início do artigo, o ideal e mais seguro, é começar pequeno, para conhecer bem o mercado e não ter necessidade de investir muito dinheiro na fase inicial.

Massas Frescas – Comprando o Equipamento

Nesse ponto do trabalho de desenvolvimento do negócio, surge uma dúvida em relação  a como montar uma fábrica de massas frescas,  que é onde procurar os equipamentos específicos para a fabricação de massas, e comprá-los. Existem empresas especializadas na fabricação destes equipamentos, e é aconselhável que você faça negócio com estas empresas, pois elas é que poderão inclusive prestar o suporte técnico-operacional apropriado.

A sua fábrica vai funcionar em função destes equipamentos, e sendo assim, é mandatório que eles permaneçam funcionando de maneira plena o tempo todo. Os fatos imprevistos não podem ser descartados e são inevitáveis. As vezes, por uma questão técnica qualquer, sua linha de produção poderá sofrer algum tipo de manutenção ou reparo. Então, antes de fechar a compra dos equipamentos, você deve analisar a reputação dos fabricantes e os históricos de atendimento, se possível até com outros empresários do mesmo segmento.

Verificar se existe uma unidade ou um serviço de atendimento perto da sua fábrica é saudável para o negócio, porque em caso de necessidade, como a realização de um conserto ou até enviar uma máquina manutenção para muito longe, irá comprometer suas vendas devido a produção ficar muito tempo parada. Outra inconveniente é o alto preço que você terá de pagar pelo frete de ida e volta da máquina.

Em uma pesquisa rápida sobre fabricantes de máquinas industriais para fabricação de massas frescas, encontramos diversos fornecedores, entre os quais estão:

…. que possuem uma linha completa de equipamentos.

Conheça outro negócio do setor alimentício que utiliza máquinas clicando aqui.

Massas Frescas – Vendendo da Produção

Depois de resolvida a parte que trata da estrutura da sua fábrica, iremos tratar da  comercialização dos produtos.

Existem três públicos diferentes e bem definidos nesse segmento de negócio:

  1. –  são os consumidores finais, que compram diretamente na fábrica ou em uma loja da fábrica, loja esta que você poderá abrir em um ponto no centro da cidade.
  2. – público mais atrativo por ser composto por empresas que compram a sua produção para revenda. São os supermercados, as lojas de conveniência, delicatessens, e outros tipos de comércio que buscam diferenciação  vendendo produtos exclusivos.
  3. – neste grupo estão as empresas que comprar a sua produção de massas frescas para produzir refeições prontas. São os restaurantes, os bares, as lanchonetes, e outros estabelecimentos que desejam oferecer produtos com  qualidade superior aos clientes.

É muito importante trabalhar bem a sua marca, e assim transformar o seu produto em referência de qualidade e sabor. Vale muito a pena investir na criação da  logomarca, e se for possível, diferenciar suas embalagens, de forma que elas saltem aos olhos dos consumidores quando expostas nos locais de venda.

São inúmeras as opções de negócio neste segmento de massas caseiras. É uma atividade que gera lucros altos, pois tem margens muito grandes. Com certeza,  essa é uma recomendação de primeira grandeza para quem deseja empreender e  montar seu próprio negócio.

Com estas informações iniciais sobre como montar uma fábrica de massas frescas, você já tem condição de começar a estruturar o seu negócio, e de literalmente falando, colocar a mão na massa.

Saiba como elaborar um Plano de Negócios clicando aqui.

Compartilhe: