Como Montar uma Lanchonete – Uma Receita que dá Certo

Compartilhe:

como montar uma lanchonete

Se você quer saber como montar uma lanchonete, aqui você encontrará um roteiro bastante fácil e interessante.

Muita gente pensa que montar uma lanchonete não exige conhecimento algum, porque o negócio é simples, contudo exige alguns cuidados e considerações sobre o investimento financeiro e o ponto onde a lanchonete será instalada.

Antes de investir em uma lanchonete, é importante avaliar cuidadosamente os itens que listamos na sequência.

Antes de abordarmos a forma como montar uma lanchonete, é preciso conhecer um pouco  sobre esse segmento da comercialização de alimentos. Esse é, sem dúvida, uma das atividades mais procuradas por novos empreendedores, mas nem por isso, deixa de apresentar suas peculiaridades.

Quanto Custa Montar Uma Lanchonete

Os recursos necessários para montar uma lanchonete dependem de como será a estrutura da lanchonete, como balcão, mesas e cadeiras, tipo de equipamentos, etc… A estimativa que existe no mercado é que o investimento fique em torno de R$ 50 mil, e isso ainda  depende do local e mais algumas características do negócio. Para montar uma lanchonete pequena o valor poderá até ser reduzido.

A vantagem de montar uma lanchonete é ter retorno do investimento rápido. Como a maior parte das vendas são a vista, o giro é muito alto, não sendo necessário empatar capital no longo prazo.

A Lanchonete como Franquia

Caso você queira saber como montar uma lanchonete com quem que já tem  experiência no ramo, existe também a opção da franquia de lanchonete. Aqui no site já comentamos sobre várias delas como a franquia do Habibs e a franquia Subway.

Leia também:  Curso de Manutenção de Celular - Como Fazer Conserto de Celular

O investimento para este tipo de lanchonete é maior, porém você já garante todo o know how que a marca traz agregado.

São opções de negócios que merecem ser avaliadas. Outra boa fonte de consulta é a seção de franquias de alimentação do Guia de Franquias Brasil.

O Melhor Ponto Para Montar Uma Lanchonete

O ponto comercial é talvez um dos principais segredos sobre como montar uma lanchonete e obter sucesso.

Muitos pensam que a coisa importante para quem deseja montar uma lanchonete, é escolher um lugar com muito movimento, do tipo quanto mais melhor. Mas este não é o único fator para o sucesso de uma lanchonete.

O mais importante é a adaptação dos produtos que serão oferecidos ao público que passa pelo no local onde ela está. Preços e hábitos de consumo devem estar de acordo com as características do público que frequenta e passa nas imediações.

Normalmente locais próximos a escolas, colégios e faculdades costumam ser bons lugares porque tem um fluxo intenso de pessoas. Acontece que uma pesquisa feita com profissionais do setor, mostrou que um local atualmente bastante cobiçado é perto de terminais e pontos de ônibus com um grande numero de linhas passando.

Como um dos segredos das lanchonetes que obtiveram exito,  está justamente no local da instalação, vale a pena investir um pouco mais neste item, porque tudo indica que ele é fundamental para o sucesso do negócio.

Equipamentos Para Montar Uma Lanchonete

Para abrir uma lanchonete é necessário também determinar quais equipamentos serão adquiridos. Estes equipamentos variam de acordo com o do foco principal do negócio. Via de regra, se você pretende mesmo montar a sua lanchonete terá um investimento mais baixo se comparado a outros negócios no ramo de alimentação, como uma pizzaria , por exemplo.

Leia também:  Máquina de Assar Frango - Ganhe Dinheiro Vendendo Frango Assado

Em linhas gerais, para abrir sua lanchonete você precisará de equipamentos para a parte operacional, ou seja:

  • Balcões climatizados
  • Espremedor de frutas e liquidificador
  • Freezes e geladeiras
  • Fritadeita, chapa, forno e coifa
  • Utensílios de cozinha, pratos e talheres

Os outros equipamentos são os básicos para qualquer tipo de negócio como móveis, mesas, cadeiras, utensílios e equipamentos de caixa como emissor de cupom fiscal e pagamentos por cartão.

Mais Informações Para Montar Uma Lanchonete

O site do SEBRAE fornece informações bastante interessantes sobre o assunto, como o e-book gratuito Primeiro Passo – Lanchonete que pode ser baixado clicando aqui.

Agora você já tem uma ideia de como montar uma lanchonete. Que tal estruturar seu plano de negócios e colocar a mão na massa.

Se você ainda quiser mais dicas para faturar no segmento alimentício, clique aqui.

Compartilhe: