Como Montar Uma Loja de Roupas – Dicas Para Sua Loja

Compartilhe:

como montar uma loja de roupas

Se você tem interesse em saber como montar uma loja de roupas, aproveite e leia este artigo que traz um levantamento sobre o que é essencial para você decidir se esse é um negócio para você. As informações aqui contidas vão te dar uma boa visão desse negócio.

A área de vestuário, no ambiente físico ou virtual, é um daqueles fenômenos que passam pelas crises e continuam crescendo, principalmente no Brasil. Para quem quiser saber como montar uma loja de roupas, aqui vai a primeira boa notícia – O mercado não está saturado, e isto significa que ainda existe espaço para crescer. Aproveite esta notícia e procure criar um diferencial que te torne competitivo, dando um toque na sua loja.

Nossos artigos sempre abordam novas e boas ideias para os empreendedores que buscam respostas para suas perguntas,  e este artigo é especial para quem está pensando em abrir uma loja de roupas, pois não poderíamos deixar de lado esta opção de negócio. Na sequência vamos ver  o que é preciso para montar uma loja de roupas.

Loja de Roupas – Quem é o Público Alvo

A primeira etapa do processo para quem quer montar uma loja de roupas, é definir qual é o público que você gostaria de atingir. Isso terá influência em várias outras decisões que você precisara tomar durante o processo, como o local da loja, a decoração interna e por aí vai.

Procure conhecer melhor seus futuros cliente, buscando estabelecer um perfil para eles. Qual é o nível de renda, qual é o gênero, os maiores hábitos, usos e costumes. Com isso determinado, você  já pode criar o que chamamos de Perfil de Consumo e Desejo:

  • Que tipo de roupas o público com esse perfil costuma vestir
  • Quais são as marcas preferidas desse perfil
  • Qual o biótipo que predomina neste grupo
  • Quais são as referências relacionadas ao vestuário
  • Que hábitos de consumo as pessoas com esse tem
Leia também:  Como Ganhar Dinheiro no YouTube - Roteiro Bastante Útil

Produza uma pesquisa de mercado, que pode ser simples, mas que seja feita junto ao comércio já existente, e tome nota de cada detalhe, de cada item. Tente criar uma tela mental, uma visão bastante clara em termos de desafios que você terá que enfrentar em termos de consumidores, após montar a sua loja de roupas.

Loja de Roupas – Vender Qual Tipo de Roupa

Para montar uma loja de roupas, é importante ter consciência que um dos maiores segredos deste ramo é trabalhar com um nicho de mercado, evitando assim a ação de concorrentes como os grandes magazines, por exemplo. Não vale a pena disputar mercado com eles, principalmente porque a luta durará pouco.

depois de definido o público alvo do seu negócio, será preciso também definir o seu mix de produtos. Você deve escolher com que tipo de roupa sua loja vai trabalhar. Tente descobrir uma brecha no mercado, escolha um público que lhe dê rendimentos, cujo poder aquisitivo seja compatível com os preços do vestuário que sua loja pretende vender.

Adiantamos para quem quer saber como montar uma loja de roupas, que diversificar muito o vestuário vai tirar sua vantagem competitiva. Tentar atuar em vários setores também tornará difícil a tarefa de gerenciamento de compras e do seu estoque.

Loja de Roupas – A Escolha do Ponto

Logo após a definição do público alvo você deve determinar a localização física da sua loja de roupas e acessórios. Item estratégico para o seu negócio, o ponto deve ser em um local de acesso fácil para o público que você escolheu como alvo, com movimentação intensa de pessoas. Verifique com atenção e antecipadamente, a existência de possíveis concorrentes por perto.

É aconselhável realizar algumas visitas ao ponto que você tem interesse para montar a sua loja, em dias e horários alternados, para analisar o fluxo de pessoas, pois essa medida evita surpresas no futuro em relação a esse assunto. Lembre-se que o investimento no ponto é alto, e se você quiser montar sua loja de roupas e começar com o pé direito, procure caprichar na escolha desse ponto.

Leia também:  Máquinas de Fazer Sorvetes - Ganhar Dinheiro Com Elas

Loja de Roupas – A Alternativa Virtual

Uma alternativa que também vale a pena para quem está querendo montar uma loja de roupas é trabalhar no mercado online. E-commerce de moda  vem crescendo bastante no Brasil, e este fato justifica pensar a respeito dessa alternativa.

O investimento inicial pequeno transforma uma loja virtual de roupas em algo mais vantajoso em relação ao negócio físico. Este fato pode ajudar se você tem poucos recursos financeiros. Mesmo assim, é ilusão pensar que uma loja virtual sai quase que de graça. A parte o operacionais e os procedimentos administrativos são os mesmos da loja física. Caso você decida por esta alternativa, procure por um bom curso de e-commerce, e só depois comece a trabalhar para montar a sua loja online.

Loja de Roupas – Os Custos para Montagem

Devido aos vários fatores envolvidos para  montar uma loja de roupas, é difícil estabelecer um valor exato, porém é possível estimar o investimento para quem esta interessado em saber o custo aproximado.

O maior investimento está exatamente no ponto comercial, representado pelo aluguel e pelas “luvas” do ponto. A valorização de imóveis em nosso país,  faz com que esse tipo de locação tenha sempre preços altos, mesmo variando conforme as cidades e estados. Foi esse dado que nos fez incluir a opção do e-commerce nesse artigo, uma vez que os custos de uma loja virtual serão muito menores.

Mais um fator que deve ser considerado em termos de custos para quem quer em montar uma loja de roupas, é a decoração do estabelecimento. A aquisição de expositores, balcões, vitrines, manequins,  e demais moveis e acessórios requeridos, também vai pesar no seu bolso. O custo para estes itens também é difícil de ser estimado. Vai variar em função do estilo que você escolherá, e também em função dos fornecedores que irão lhe atender. A dica nesse caso, é fazer uma pesquisa de mercado, para determinas o valor correto essa etapa.

Leia também:  Como Ganhar Dinheiro com um Blog - Dicas Especiais

E para finalizar, temos o custo da primeira compra do estoque da loja, e recursos para provisão de caixa para compor o capital de giro, obrigatório,  para fazer frente as compras feitas com cartões de crédito.

Loja de Roupas – A Divulgação

Não deixe a divulgação da sua loja de roupas para só depois que ela estiver montada e pronta para funcionar. Como a divulgação é parte do seu plano de negócios,  deve ser planejada desde o começo. Uma boa dica para quem que saber como montar uma loja de roupas é iniciar e manter ações de divulgação lojafrequentes, mantendo a  loja na mente dos seus clientes.

Com o seu publico alvo já definido na etapa de planejamento do seu negócio, será mais fácil criar o Plano de Marketing, porque você já conhece os usos e costumes dos futuros clientes da sua loja de roupas, e quais são os meios de comunicação que este público utiliza, e se está mais apegado à mídia social ou à impressa tradicional.

Identifique as oportunidades de comunicação, e os veículos mais adequados. Quando tudo isso estiver pronto, organize e monte o projeto de comunicação para a sua loja.

Loja de Roupas – Pesquisas Evitam Surpresas

Chegando ao fim deste artigo dedicado para quem esta interessado em como montar uma loja de roupas, a melhor dica, sem dúvida nenhuma, é para você pesquisar muito antes de iniciar, porque isso vai evitar que você seja surpreendido no futuro, e até sofrer uma grande decepção com a sua loja. Procure boas fontes de informação, como o e-book oferecido gratuitamente pelo Sebrae chamado Como Montar Uma Loja de Roupas, que pode ser baixado por aqui.

Tenha sempre em mente que planejar e pesquisar são os verbos que representam as bases sólidas de qualquer iniciativa ou negócio. O tempo dispendido nestas etapas será muito bem regiamente recompensado no futuro.

Compartilhe: