Como Montar Uma Pequena Loja Virtual

Compartilhe:

como montar uma pequena loja virtual

Muita gente pergunta sobre como montar uma pequena loja virtual. A curiosidade e o interesse está cada vez maior entre os pequenos e médios empresários que querem participar deste segmento de mercado.

Existem duas situações extremas a considerar:

criar uma loja virtual com grande disponibilidade de recursos e várias fontes de financiamento.

criar uma loja virtual encarando os desafios com um orçamento mínimo, que é a realidade da grande maioria dos empresários no Brasil.

O negócio não começa apenas sabendo como montar uma pequena loja virtual, mas também é preciso descobrir como montar a loja com as limitações orçamentárias, e ao mesmo tempo, usufruir dos recursos tecnológicos que garantirão o sucesso do empreendimento;

Nós pesquisamos este mercado e conversamos com os profissionais que já atuam na área. O resultado são as dicas deste artigo para quem quer saber como como montar um pequeno e-commerce.

Posicionamento Profissional

O comércio eletrônico no Brasil está dia após dia, cada vez mais profissionalizado. Se os interessados não tratarem o projeto de maneira séria e profissional, as chances de sucesso serão muito pequenas. A crença  de que todo negócio na Internet custa pouco e pode ser feito de improviso, e com soluções repentinas, é uma tremenda ilusão no mundo da Internet.

Diga-se de passagem, que nem o sinal da internet sai de graça.

Procure por informações exatas sobre quanto vai custar cada etapa do seu projeto de e-commerce, e quanto tempo levará para colocá-lo no ar. Quando falamos em e-commerce, a fase de planejamento e preparação é muito importante, e esta é uma das grandes dicas para você, que tem interesse em abrir uma loja virtual de sucesso.

Leia também:  Como Funciona o Super Simples

Não Vá Brigar Com os Grandes

Uma outra dica importante para quem deseja saber como montar uma pequena loja virtual é fugir da briga com os grandes do mercado. Dois exemplo de gigantes no mercado  – Amazon e Netflix

Bater de frente com os grandes players do mercado arrastará o seu negócio para o fim. Isso é suicídio nesse tipo de negócio.

As grandes empresas não tem interesse em determinados segmentos de mercado, por se tratarem de nichos que não possuem volume de compras ou a rentabilidade suficiente para manter as suas enormes estruturas. Mas para um pequeno e-commerce talvez seja a oportunidade para explorar esse vácuo do mercado.

Além de atuar nos pequenos nichos do mercado, você também precisa inovar e buscar diferenciação em relação as outras lojas virtuais do setor.  Crie o que chamamos no meio digital, de Estratégia do Oceano Azul, para  elevar seu e-commerce a um patamar diferente. Este estratégia trata de como investir em mercados inexplorados, criando demanda.

Ferramentas Disponíveis

Primeiramente, antes de tudo, você deve conhecer o ambiente de negócios em que irá atuar. Procure conhecer os vários sistemas disponíveis no mercado e quais são suas funcionalidades. Existem diversos sistemas prontos e que você pode comprar ou alugar para criar a sua loja virtual.

Este mercado já está bem maduro no Brasil, e existe uma série de fornecedores de sistemas para lojas virtuais, capazes de atender os mais variados orçamentos. As plataformas de e-commerce, permitem personalização, e assim incorporam suas necessidades em relação aos recursos tecnológicos e a identidade visual criada para o seu negócio.

O preço dessas plataformas é compatível com a disponibilidade do pequeno e do médio empresário. Se você contar com uma boa orientação técnica, seu projeto pode estar pronto para entrar no ar em pouquíssimo tempo. O e-commerce não é uma exclusividade das grandes empresas, e por isso, as boas plataformas de e-commerce também estão disponíveis para os pequenos e médios empreendedores.

Leia também:  Mary Kay - Como se Tornar uma Consultora

Divulgação é Fundamental

Talvez o fator mais importante para você obter sucesso com um e-commerce atualmente, é a divulgação que você levará a cabo para sua loja virtual.

Depois que as barreiras tecnológicas para entrada neste negócio foram derrubadas, a disputa agora está na área do marketing digital. É preciso ser    conhecido e ser encontrado. É aqui que está o segredo do sucesso e da lucratividade.

É necessário que os interessados em empreender nesse negócio, dividam os recursos que tem disponíveis, na proporção aproximada de 30% para investir na plataforma de e-commerce e sistemas acessórios, e os 70% restante na área de marketing online. Esta é uma maneira de garantir que você terá fôlego financeiro suficiente para tratar da divulgação da sua loja.

É importante e necessário criar uma estratégia de marketing consistente  para o e-commerce, elaborando ações coordenadas capazes de gerar

uma sinergia entre elas. Tenha em mente que não adiantará criar ações isoladas, como e-mail marketing ou links patrocinados no Google ou no Facebook, se essas ações não se comunicarem, não compartilharem resultados uma com a outra. Por isso é necessário ter conhecimento das ferramentas de divulgação e suas aplicações, pois são muito importantes  para o sucesso de qualquer e-commerce.

Conquistando a Confiança dos Clientes

Aqui está mais uma dica para quem deseja saber como montar uma pequena loja virtual – Conquistar o cliente internauta já na primeira visita ao site, e transformá-lo em um cliente fiel.

A sua loja virtual precisa refletir um ambiente agradável para quem a acessa, com fotos bem definidas, páginas que carregam rápido,  além da  navegação ser fácil e intuitiva.

O que uma loja vende em primeiro lugar é a aparência, e sabendo disso, procure dedicar uma atenção especial para as fotos. Uma loja precisa ser bonita e seu layout organizado, caso contrário, vão vai transferir confiança para o cliente. Lembre-se que se a taxa de conversão não estiver adequada, seu negócio não decola. Para ter um e-commerce de sucesso, é preciso criar uma boa impressão logo de saída.

Leia também:  Como Ganhar Dinheiro em Casa - Idéias de Negócios Lucrativos

Manter-se Atualizado Sobre as Tendências

A dica final para quem procura saber como montar uma pequena loja virtual é procurar manter-se sempre atualizado. A dinâmica no comércio eletrônico chega a ser assustadora em termos de novas alternativas. Para não deixar de ser competitivo, você precisa estar sempre a par das novas tecnologias e das tendências do mercado.

Acompanhe sites de referência no segmento para estar sempre em dia com os rumos do mercado. Participe de palestras e seminários, pois muitos acontecem online, além de trocar informações sobre posicionamento com outros profissionais do mercado.

Veja outras formas de ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa clicando aqui.

Compartilhe: