Franquias de Sucesso – Identifique as Melhores

Compartilhe:

franquias de sucesso

Identificar as franquias de sucesso, deve ser o primeiro passo para quem deseja montar um negócio próprio neste ramo.

Tenha em mente também, que a maioria dos franqueadores, só vão comentar as qualidades de suas franquias. Isso até é natural, porque estão sempre  buscando de novos franqueados, aumentar a rede e seus lucros.

Mas como saber quais são realmente as franquias de sucesso? Quais são os indicadores e as suas características? Como diferenciar a que vale a pena investir ?

Este artigo vai tratar exatamente disso. Um passo a passo que permitirá ao novo interessado no ramo de franchising. Assim ele poderá identificar as franquias lucrativas, daquelas que apenas aparentam ter sucesso.

Franquia de Sucesso – Experiência
Agregada Vem Junto

Já avaliamos e comentamos sobre várias franquias aqui no site. Algumas delas são indicadas sem nenhum receio, para quem tem a intenção de montar seu próprio negócio. Outras porém, tem algumas reservas, e muito em função do risco que o negócio representa e/ou da vulnerabilidade.

O maior problema em escolher uma franquia de sucesso atualmente, é identificar se é mesmo uma franquia ou se é uma startup. Vamos explicar isso melhor…

Quando você adquiri uma franquia, em teoria, você está também comprando  know-how. A questão é que nem todas as franquias no Brasil tem capacidade para transferir tecnologia para o franqueado.

Um dos primeiros indicadores de uma franquia de sucesso é exatamente a  experiência que ela tem no mercado. O que a marca já conseguiu e se isso foi reconhecido pelos seus franqueados. Não se deixe levar apenas pelos press releases que as franquias divulgam para o público interessado.

Franquias de Sucesso – Depoimentos de Gratidão

Uma outra dica para identificar as verdadeiras franquias de sucesso é buscar os depoimentos dos franqueados da marca.

Mesmo na internet, não é muito difícil encontrar depoimentos de franqueados com negócios bem sucedidos, e que comentam abertamente sobre as vantagens das franquias que adquiriram. Do lado oposto, encontraremos depoimentos daqueles que não se deram bem com suas franquias e o que aconteceu.

Vasculhe atentamente a experiência de outros franqueados, antes de dar um passo a frente a assinar o contrato e fechar o negócio. A boa dica é pesquisar o site Reclame Aqui!, onde você poderá conhecer experiências negativas sobre o franchising onde você pretende investir.

Mais uma fonte de informações é o site da ABF – Associação Brasileira do Franchising, onde você pode checar quais são as franquias associadas e o conceito de cada uma. É uma opinião final? Não se trata de de esgotar o assunto, mas vale como referência.

Franquias de Sucesso – Difíceis de Serem Copiadas

Outra característica importante para ser observada nas franquias de sucesso é que modelo de negócio, que não é copiado com facilidade. Quem não atentar para esse ponto, poderá passar por vários momentos difíceis ao longo da operação.

Imagine você investindo muito dinheiro para pagar royalties, pagar todas as taxas da franquia que escolheu, e outras taxas podem estar envolvidas com o modelo do seu negócio, e de repente  alguém se instala próximo de você e monta um negócio exatamente igual ao seu, sem pagar nada por isso.

Este fato é recente, e ocorreu com as franquias de serviços de manutenção doméstica e reparos. Tinha um modelo fácil de copiar, e não levou muito tempo para que várias pessoas montassem negócios com base no que já existia. Houveram casos de cópia de logomarca

O conselho é, caso você se depare com um modelo de negócio fácil de ser copiado, provavelmente não está diante de uma franquia de sucesso.

Franquias de Sucesso – Tem a Marca Forte

Mai uma característica das franquias de sucesso é possuir uma marca forte e que traz mais valor para o negócio. Não se trata de um um nome bacana com um desenho criativo para a logomarca. A marca tem que ser forte no mercado e reconhecida como tal.

O que acontece com muitas franquias novas que surgem no mercado, é nascerem com a crença de que, pelo simples fato de pertencerem ao mundo das franquias, já nascem fortes. Só estarem vinculadas a uma operação de franchising não traz nenhuma força para essas marcas.

Talvez o maior dos segredos para escolher uma franquia é saber medir a força da marca e o quanto isso significa em termos de valor para o empreendimento. Sabendo isso, você poderá julgar se vale de franquia.

Franquia de Sucesso – A Diferença entre Parceiros e Investidores

Conceito muito importante – Um bom negócio para um franqueador, é buscar Parceiros, e não simples investidores. Vamos detalhar mais este conceito.

O objetivo de uma franquia é a expansão dos negócios e consequente fortalecimento da marca, dando todo o suporte necessário aos franqueados, para que eles também prosperem, cresçam e, assim passam a ser mais um elo na criação de um negócio interessante e promissor.

Existem franquias estão simplesmente vendendo licenças para se capitalizarem. Assinado o contrato, esquecem do suporte e abandonam os franqueados, que terão que tocar o negócio sozinhos.

Porque se associar a uma empresa que te deixará praticamente na mão ? Um dos motivos para montar uma franquia é justamente a possibilidade de ter suporte adequado e qualificado para a iniciar e desenvolver a operação.

Franquias de Sucesso – Não Saturam o Mercado

No momento de analisar uma proposta de franquia, presta atenção na política de distribuição regional de licenças. Com a intenção de  expandir o negócio a qualquer preço, muitas franquias acabam licenciando muitos vários franqueados numa mesma região.

É notório que se isso acontecer, provocará uma grande concorrência, e que pode inviabilizar o negócio. Os franqueados acabarão entrando num processo de canibalização do mercado, e isso não é bom para ninguém, mesmo para o franqueador.

Certifique-se e faça constar no contrato, a política de concessão de licenças da marca, para que no futuro não tenha outro negócio igual ao seu nas imediações.

Você acabou de ver que as franquias de sucesso tem características próprias, e que sabendo identificá-las, suas chances aumentam bastante para decidir pela melhor.

Se quiser saber mais sobre franquias de sucesso, é só clicar aqui.

Compartilhe: