Franquias Virtuais de Baixo Custo – Dicas para ter Uma

Compartilhe:

franquias virtuais de baixo custo

As franquias virtuais de baixo custo transformaram o mercado brasileiro, e vivem hoje num momento de euforia. De acordo com empresas de consultoria especializadas, as vendas online no Brasil já ultrapassaram a marca de R$ 70 bilhões ao ano.

É neste mercado que as franquias virtuais de baixo custo avançam. O aumento dos negócios online tem batido recorde todos os anos, e os profissionais do mercado apostam que, mesmo em períodos de crise, isto continuará acontecendo.

Num país como o Brasil, com mais de 60 milhões de consumidores online, as franquias virtuais surgem como uma tendência de franchising diferente, de olho nesse público que já grande, e cresce ano após ano. Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, existem mais de 20 franquias de lojas virtuais cadastradas, e que operam sem a necessidade montar de lojas físicas.

Conforme a editora do Guia de Franquias Brasil, Maria Paula, este é um setor que pode crescer muito. Ela afirma que o numero de franquias possuem este formato, é cada vez maior, o que torna esse mercado bastante promissor.

A diversidade dos serviços oferecidos pelas franquias virtuais é enorme:

– oferta de emprego

– turismo, guias de serviços

– venda de produtos eletrônicos

– serviços de consultoria variados

– vendas de soluções em estratégia de marketing digital, entre outros…

Os novos empreendedores devem considerar esta opção, pois além de baratas, são franquias muito lucrativas.

Franquias Virtuais – Como Funcionam

As franquias virtuais tem as mesmas regras das redes de franquias tradicionais, e também devem seguir às diretrizes da Lei 8.955/94, bem como às práticas de mercado na sua concessão e administração do negócio.

O que é muito interessante sob o ponto de vista de negócio, é que as franquias virtuais de baixo custo não precisam de tanto investimento que para iniciá-las, em comparação com o investimento para abrir uma franquia física. A maior vantagem está em não necessitar alugar um estabelecimento comercial ou contratar muitos funcionários.

Geralmente as franquias convencionais necessitam de um valor significativo de investimento para começar a girar, enquanto as franquias virtuais exigem apenas de um capital que fica em torno de R$ 20.000, tornando o negócio extremamente atraente. Veja também outros negócios para trabalhar em casa pela internet, clicando aqui.

Franquia Virtual de Baixo Custo – Cuidados para Aquisição

Quando se está diante de um mercado onde iniciar um negócio não precisa investir muito, o retorno do capital investido é rápido, e o faturamento está na casa de dezenas de bilhões anuais, não há dúvida que o interesse em fazer parte dele é grande, principalmente para quem busca de uma oportunidade para finalmente ter seu próprio negócio, mas é preciso tomar alguns cuidados para montar uma franquia virtual.

É muito importante para qualquer empreendedor que pensa em abrir uma franquia virtual, pesquisar, consultar e procurar informações a respeito do tipo de apoio que a franquia vai oferecer aos seus franqueados, principalmente em um ramo de negócio tão delicado como o de negócios online.

Quem deseja se tornar um franqueado virtual deve ter em mente que está diante de uma franquia como qualquer outra, e além dos cuidados de praxe, deve considerar que tudo no mundo virtual acontece mais rápido, por isso é importante que o interessado obtenha todos os detalhes necessários para a tomada de decisão sobre esse tipo de negócio.

Caso você estiver interessado numa franquia virtual de baixo custo, precisará ficar atento no quesito “transferência de tecnologia” e como ela será feita do franqueador para o franqueado. Você não pode começar o seu negócio sem dominar todas as ferramentas que serão disponibilizadas.

Especificamente no caso das franquias virtuais, o franqueador é o responsável pelo funcionamento do processo. Nas franquias de lojas virtuais, o franqueador deve estabelecer procedimentos de forma que o franqueado inicie seu trabalho com o mínimo de conhecimento das ferramentas e da estratégia para crescer e prosperar no negócio.

A Importância do Contato com Outros Franqueados

franquias virtuais de baixo custo contato

Uma boa dica para selecionar uma franquia virtual de baixo custo é conhecer e conversar com franqueados da mesma rede. O novo franqueado virtual deve fazer contato com as outras pessoas da rede para saber do acesso a tecnologia e todo know-how desenvolvido pelo franqueador.

Da mesma maneira como acontece nas lojas físicas, é responsabilidade do franqueador escolher quais serão os seus parceiros. É preciso que o franqueador esteja atento às mudanças do mercado e consiga formar uma excelente equipe de franqueados, preservando a credibilidade e a integridade da marca que representa junto aos consumidores.

Por ser uma modalidade muito nova, o processo de construção das redes de franquia no ambiente digital carece de experiência prática, e este fato dificulta o estabelecimento dos novos conceitos. Mesmo assim, as franquias virtuais são vistas como uma boa opção para quem pensa em  negócios para se montar em casa a partir de um home office.

Franqueado Virtual – O Perfil Esperado

Antes de decidir pela compra de uma franquia virtual, é necessário verificar se você tem o perfil adequado para trabalhar nessa área. É preciso ter afinidade com as ferramentas de marketing digital para alavancar a divulgação de seu empreendimento. Esta é uma das principais características que você precisa ter atuar neste segmento de mercado.

O sucesso vem mais fácil e rápido quando o negócio é administrado por empreendedores que conhecem mais a parte que envolve os recursos tecnológicos. A capacitação é fundamental, caso contrário você assumirá a figura de um mero “apertador de botões” e suas chances de obter sucesso com o negócio serão pequenas.

Além do conhecimento técnico, você deverá possuir também um estilo arrojado e estar pronto para muitos desafios, pois no mundo digital, isso ocorre todos os dias. Pensar que ganhar dinheiro na Internet é fácil e não requer muita dedicação é o principal erro que as pessoas cometem quando montam um negócio online.

O mercado brasileiro conta com muitas opções de franquias virtuais de baixo custo. Você só precisa escolher o segmento que mais lhe agrada e está de acordo com o seu perfil, e começar a trabalhar duro.

Leia também:  Franquias de Sucesso - Identifique as Melhores
Compartilhe: