O que é coaching pessoal e como funciona? Confira aqui!

Compartilhe:

o que e coaching pessoal

Se você não conhece ainda o que é coaching pessoal, corre o risco de deixar passar uma boa chance de aprender uma série de técnicas que, com certeza, te ajudarão ao longo da carreira profissional.

Você já se perguntou porque existem coisas que não funcionam pra você, mesmo com todo o seu empenho, sua criatividade e disposição ? As vezes nos sentimos desorientados, perdemos as metas e os nossos objetivos parecem simplesmente fora de alcance…. É nesse momento que o coaching pessoal faz a diferença !

As técnicas de coaching pessoal nos elevam a um outro patamar em termos de realização pessoal. Nos tornam pessoas mais equilibradas, e capzes de alcançar objetivos traçados com segurança.

Coaching pessoal não é nenhum tipo de terapia ou monitoramento psicológico. É um conjunto de técnicas e metodologias cujo objetivo é ativar / potencializar as habilidades que você já possue, e ainda desenvolver outras novas, sempre visando a melhora do seu desempenho pessoal e profissional.

Diferente do coaching profissional cujo foco é a sua carreira, e diferente ainda do coaching para empreendedores, que trabalha os assuntos ligados ao desenvolvimento e aprimoramento de capacidades gerenciais, o coaching pessoal tem o foco na pessoa, no seu universo interior.

Coaching Pessoal – Como Funciona

o que e coaching pessoal cadeado

A Metodologia utilizada para coaching pessoal pode parecer complicada para quem tem contato com ela pela primeira. A seguir vamos mostrar para você que, ao contrario do que parece, ela tem uma estrutura bem simples.

Todo o processo de coaching pessoal, assim como outras dimensões do coaching, como o coaching profissional e coaching para empreendedores, trabalha de forma técnica os padrões emocionais e comportamentais, que de alguma forma impossibilitam o cliente de alcançar seus objetivos e metas.

Leia também:  Planejamento Estratégico de Longo Prazo - 11 Dicas para Criar o Seu

O coach é um profissional que estudou e treinou, fazer perguntas, discutir  assuntos e questionar um indivíduo, buscando identificar os bloqueios que impedem o seu desenvolvimento pessoal. A etapa seguinte é trabalhar os bloqueios identificados, com o objetivo de minimizar ou mesmo acabar com os pontos fracos partir para alavancar as aptidões, também identificadas na primeira etapa.

Para ter a capacidade de imergir  no mundo interior do cliente, o coach tem a necessidade de firmar laços muito fortes de confiança, caso contrário o seu cliente pode não “abrir” determinados aspectos importantes inerentes a sua personalidade. A conversa tem que fluir normalmente, porém não se trata de algo que tratamos na informalidade, ou numa roda de amigos. Por isso a confiança é fundamental.

O trabalho se desenvolve ao longo de várias seções, e não é possível determinar quantas serão necessárias. Quem determina os objetivos é o cliente, também chamado de Coachee, e o número de consultas está diretamente relacionado a estes objetivos. As seções acontecem no ambiente familiar (residencia) do cliente, no seu trabalho (escritório), e já existem seções on line, ou seja, a distância com suporte de tecnologias de comunicação.

Depois desta explicação, você já sabe o que é coaching pessoal e como as técnicas aplicadas podem ser valiosas para a sua vida pessoal e profissional. Considere incluir este assunto entre as suas prioridades futuras.

Compartilhe: