O que é Coaching Profissional – Para Empreendedores

Compartilhe:

o que e coaching profissionalParece até coisa da moda, pois muito se fala e poucos sabem exatamente o que é coaching profissional. Por ser um assunto que está em alta, considere que saber mais e entender sobre as técnicas empregadas em Coaching, pode significar uma mudança para melhor  na sua carreira profissional.

As novidades no mundo atual surgem de forma cada vez mais rápida, e isso acaba acelerando as pessoas e as empresas, no sentido de procurar alcançar resultados consistentes de forma imediata. Não podemos fechar os olhos para essa realidade.

Procurar por Coaches, para a carreira profissional ou simplesmente para a vida pessoal, acabou se tornando algo cada vez mais comum.

Independente da área de atuação, vários profissionais, tem procurado estudar para alcançar uma formação em Coaching. O primeiro objetivo é promover mudanças que consideram importantes nas suas vidas, para trilhar o caminho rumo a uma nova carreira ou agregar mais valor a sua atual profissão.

A exemplo de qualquer processo, coaching tem um começo, um meio e um fim. Trata-se de um processo estruturado e elaborado por um profissional capaz e habilitado. Este profissional conhece toda a metodologia do coaching, domina as técnicas de aceleração de resultados, e as práticas de desenvolvimento de competências para atingir metas e objetivos.

Coaching Profissional

O Coaching Profissional é o processo feito por um profissional habilitado e munido de metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching e pode ser aplicado efetivamente tanto em empresas como em nível profissional e pessoal.

Tipos de Coaching

São dois os tipos de Coaching.

O primeiro é o Coaching Formal, elaborado de maneira estruturada, e seguindo um roteiro com as técnicas e os seus métodos de aplicação.

O tipo de Coaching conhecido como Formal tem características como :

  • processo remunerado
  • tem um contrato firmado
  • as sessões são previamente agendadas
  • programação de reuniões formais para dar suporte conduzir seus clientes
Leia também:  Ciclo de Vida do Produto - O que é e Quais são as suas Etapas

O segundo tipo é o Coaching Informal aplicado de forma livre, e que pode não utilizar todas as técnicas e práticas do coaching, no dia a dia das pessoas e empresas.

No Coaching Informal não existem contratos e os encontros podem não ter data e hora marcados com antecedência. Acontecem no ambiente do coach, opu seja, pode ser no escritório de trabalho, numa reunião entre amigos ou familiares, e normalmente não tem custo.

O Coaching Informal  também trabalha matérias importantes como:

  • gerenciamento do tempo
  • comunicação e relacionamento interpessoal
  • planejamento e organização de demandas
  • alinhamento de metas e objetivos entre os funcionários e aquilo que a empresa busca.

Nos dois tipos de coaching o profissional que conduz o processo é chamado – Coach, e a tradução desta palavra do idioma do inglês significa Preparador ou Treinador.

Agora que você já sabe o que é coaching profissional, pode imaginar o que este processo pode fazer em função da sua carreira como empreendedor.

Compartilhe: