O que é Liderança? Conceito e Significado de Liderança

liderança

Por acaso em alguma ocasião você já fez uma reflexão sobre o que é liderança? Hoje em dia é bem comum ouvirmos falar sobre liderança, mas a verdade é que pouca gente entende de verdade o conceito e significado de liderança.

Se você está de alguma forma envolvido no mundo dos negócios, seja com um negócio próprio, trabalhando como empreendedor digital ou mesmo numa empresa tradicional, você deve ouvir a todo momento falarem sobre liderança, sua importância no ambiente corporativo e sobre o que é um bom líder.

Quando se procura um emprego, também é comum encontrar a liderança como um dos pré-requisitos para preencher a vaga, mesmo que não seja num cargo gerencial.

Mas e você, realmente entende e sabe o que é liderança? Nesse artigo irei falar para você sobre o conceito de liderança e suas diversas formas. Isso mesmo, não há apenas um tipo de liderança e você conhecerá mais sobre isso ao longo desse texto.

 

Conceito de Liderança

o que é liderança

O termo liderança é originário do termo em inglês leader, cuja tradução é líder. Com relação a palavra liderança, a traduz em inglês seria leadership.

Liderança pode ser definida como a arte de comandar pessoas, de forma que sejam atraídos seguidores que tenham sua mentalidade e comportamentos influenciados de forma positiva.

Visto o conceito de liderança, é importante que se defina o que é um líder também. Líder é a pessoa que direciona o comportamento ou mentalidade de um grupo, e pode exercer essa influência nas mais variadas formas. Seu papel de liderança pode ser exercido num grupo de amigos, em equipes e trabalho, atividades esportivas, grupos musicais e muito mais.

A função do líder também engloba unir os participantes do grupo para que os objetivos sejam alcançados. O conceito de liderança também  está intimamente relacionado com motivação. Um bom líder sabe como motivar os elementos de um grupo para que tenham a melhor performance que podem ter em prol dos objetivos do grupo.

Definido o que é liderança e tendo conhecido um pouco mais sobre a função do líder, é hora de entender melhor os tipos de liderança existentes.

 

Tipos de Liderança

conceito de liderança

A liderança é algo que pode surgir de forma natural, o que ocorre quando alguém se destaca no papel de líder, mesmo que não possua um cargo de liderança. Essa é uma forma de liderança mais informal.

A liderança em seu sentido mais formal ocorre quando o líder assume um cargo de autoridade por meio de uma eleição por exemplo.

Existem três estilos clássicos de liderança, que regem a relação entre o líder e aqueles que o seguem, que são:

 

  • Liderança Autocrática: nesse tipo de liderança o líder atua de forma autoritária, tomando as decisões de acordo com suas próprias idéias e conclusões, sem se importar com a opinião de seus seguidores. Esse tipo de liderança também é conhecido como liderança autoritária.
  • Liderança Democrática: nessa classificação o líder leva em consideração a opinião de seus liderados, e não apenas suas próprias opiniões. Por ter essa característica, esse tipo também é chamado de liderança consultiva ou liderança participativa.
  • Liderança Liberal: nesse tipo de liderança há uma confiança extrema do líder em seus seguidores, o que permite que os próprios liderados tomem decisões para prosseguir com seus projetos sem que o chefe seja consultado. A participação do líder nesse caso é mais limitada que nos tipos de liderança mostrados anteriormente.

 

Aplicação da Liderança no Mundo Real

Depois de entender o que é liderança e conhecer seus três principais tipos, é importante ver como ela pode ser aplicada no mundo real, nas próprias corporações e empresas.

Para verificar a eficiência de um líder dentro de uma empresa por exemplo, é fundamental associar o conceito de liderança com os resultados gerados por um líder e por sua equipe. Dessa forma,  uma métrica de avaliação fundamental são os resultados, e isso ocorre independente do tipo de liderança exercida.

Caso um determinado líder exerça uma liderança autocrática, de forma mais impositiva, caso não atinja os resultados desejados a maior parcela de culpa provavelmente é do próprio líder. Em equipes de trabalho cujo líder atue dessa forma, em muitas ocasiões o potencial de seus liderados não é aproveitado de forma a maximizar o resultado do grupo.

Com um estilo de liderança mais democrático, com os liderados emitindo suas opiniões e fornecendo seu conhecimento mais técnico e prático, o líder pode ter mais elementos para guiar sua equipe de trabalho a melhroes resultados.

Já com relação à liderança liberal, é algo um pouco menos comum e que é indicado para equipes em estágios mais avançados, pois também é necessário que os liderados atuem com mais iniciativa e também tenham um pouco do perfil de lideranç, mesmo ue em menor magnitude que o líder do projeto.

Hoje em dia, quando se pergunta o que é liderança, a maioria das pessoas já sabe que a resposta é algo mais profundo do que simplesmente saber dar ordens. O conceito de liderança evoluiu e o líder dos dias atuais deve ter qualidades que vão além de qualidades puramente técnicas de seu ramo de atuação.

Um bom líder deve saber motivar suas equipes e tirar o melhor de cada um de seus comandados. Nesse aspecto, é cada vez mais comum a atuação de práticas de coaching seja para treinar líderes ou mesmo para implementar o conceito e a aplicação da liderança em equipes de trabalho completas.