Planejamento Estratégico de Longo Prazo – 11 Dicas para Criar o Seu

Compartilhe:

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gerenciamento que orienta seus negócios para um melhor desempenho e sucesso a longo prazo.

Trabalhar com um plano concentrará seus esforços, unificará sua equipe em uma única direção e ajudará a guiá-lo em decisões de negócios mais difíceis. Um plano estratégico exige que você defina suas metas e, ao defini-las, permite que você as alcance – uma enorme vantagem competitiva.

Neste artigo, discutiremos 11 itens essenciais para criar um planejamento estratégico completo e eficaz. Cada dica é um passo fundamental na condução de seus negócios em direção aos seus objetivos.

planejamento estratégico

1. Defina a visão da sua empresa

Você deve conseguir definir a visão da sua empresa em 100 palavras. Desenvolva esta declaração e torne-a publicamente disponível para funcionários e clientes.

Esta declaração deve responder às principais questões que impulsionam o seu negócio: para onde vai a sua empresa? O que você quer que sua empresa seja? Se você não sabe a resposta a essas perguntas, então você tem algumas ideias a fazer! Se você tem as respostas na sua cabeça, mas não no papel, escreva:

Se você os escreveu, parabéns! Você concluiu a primeira e mais importante etapa na criação de um planejamento estratégico de longo prazo.

2. Defina sua visão pessoal

Embora sua visão pessoal seja tão importante para seu planejamento estratégico, ela não precisa ser compartilhada com sua equipe e seus clientes.

Sua visão pessoal deve incorporar o que você deseja que sua empresa traga para sua vida, seja o crescimento pessoal, a aposentadoria antecipada ou simplesmente mais tempo para passar com a família e os amigos.

Alinhar sua visão pessoal à visão de sua empresa é a chave para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Assim como na visão de sua empresa, tenha sua visão pessoal anotada em uma declaração de 100 palavras. Conheça essa afirmação dentro e fora e mantenha-a na linha de frente de sua tomada de decisão.

Leia também:  Frases de Steve Jobs - Pensamentos e Citações

3. Conheça o seu negócio

Realize uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças). Ao saber onde está sua empresa agora, você pode fazer previsões mais fundamentadas sobre como isso pode crescer.

Perguntas como “Por que esse negócio é importante?” e “O que esse negócio faz melhor?” é um ótimo lugar para começar. Uma análise SWOT também pode ajudá-lo a planejar melhorias.

Perguntas como “O que precisa ser melhorado?” e “O que mais o negócio poderia estar fazendo?” podem ajudar a guiar seu planejamento estratégico de uma maneira que feche as lacunas e abra oportunidades.

4. Estabeleça metas de curto prazo

As metas de curto prazo devem incluir tudo o que você (realisticamente) deseja alcançar nos próximos 36 meses.

Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, acionáveis, razoáveis ​​e oportunos (as iniciais desses termos em inglês são S.M.A.R.T.).

Um exemplo de S.M.A.R.T., as metas incluem “criar um novo produto ou serviço no próximo ano” ou “aumentar o lucro líquido em 2% em dez meses”. Se você já realizou uma análise SWOT, deve ter uma ideia do que sua empresa pode atingir de maneira razoável durante um período de tempo especificado.

5. Estratégias de tópicos

Estratégias são as etapas que você seguirá para atingir suas metas de curto prazo. Se a meta de curto prazo for “criar um novo produto ou serviço”, as estratégias podem ser:

  • Pesquisar ofertas de concorrentes
  • Entrar em contato com fornecedores e fornecedores
  • Formular um plano de desenvolvimento
  • Delinear um plano de marketing e vendas para a nova oferta

6. Crie um plano de ação

Um plano de ação é uma parte essencial do processo de planejamento de negócios e desenvolvimento de estratégias. A melhor análise, pesquisa de mercado aprofundada e criação de estratégias criativas são inúteis, a menos que levem à ação.

Leia também:  Como Fazer um Plano de Negócios - Passo a Passo

Um plano de ação precisa ser um documento de trabalho; deve ser fácil mudar e atualizar. Mas também deve ser específico sobre o que você está fazendo, quando você fará, quem será responsável, quais recursos serão necessários e como essa ação será medida. Os planos de ação colocam um processo em suas estratégias.

7. Promover a comunicação estratégica

Para alinhar sua equipe, você deve se comunicar estrategicamente. A comunicação orientada por resultados foca conversas e elimina reuniões excessivas. Toda comunicação deve estar enraizada em um objetivo específico.

Inclua como, onde, quando e, o mais importante, por que toda vez que você fornecer instruções, comentários, atualizações e assim por diante.

8. Revise e modifique regularmente o Planejamento Estratégico

Faça check-in regularmente para garantir que você está progredindo em direção às suas metas. Uma revisão semanal de suas metas, estratégias e planos de ação pode ajudar você a ver se precisa fazer modificações.

Programe o horário no seu calendário para isso. Os check-ins semanais permitem que você reavalie seu plano à luz de qualquer progresso, recuos ou alterações.

9. Tenha um mentor de negócios

Ter um coach ou mentor de negócios é ótimo para isso. Se você tiver dificuldade em manter seus planos, terá dificuldade em atingir suas metas.

Ter um espaço próximo – mas não muito próximo – para aconselhamento e prestação de contas é realmente valioso. Alguém que está muito próximo do seu negócio (como membros do conselho) geralmente tem uma perspectiva muito parecida com a sua. Com o tempo, o seu mentor conhece a sua equipa, o seu produto e o seu negócio e ajuda-o a superar todos os tipos de desafios de uma forma única.

Um coach pode gerar responsabilidade questionando o que está funcionando, certificando-se de que tudo está em andamento, apontando áreas de desempenho insuficiente e perguntando quais ações corretivas precisam ser tomadas.

Leia também:  Como Fazer um Lançamento de Produto Com Sucesso

10. Seja adaptável

Lembre-se: você não pode planejar tudo. Assim como os desafios chegarão, o mesmo acontecerá com as oportunidades, e você deve estar pronto a qualquer momento para alterar seu plano. Revisões semanais ajudarão enormemente com isso.

Um planejamento estratégico provavelmente precisará ser mudado logo após a aprovação, porque ninguém pode prever com precisão nada além do futuro a curto prazo. Você se adapta monitorando o plano todos os dias. O líder sábio estará constantemente à procura de oportunidades para exceder o plano estratégico sendo oportunista, criativo e explorando as fraquezas no mercado competitivo.

É importante ser adaptável porque nada permanece igual. É mais importante ser ágil e aproveitar as oportunidades que não foram previstas e fazer ajustes. Essa e uma mentalidade de melhoria contínua é a melhor maneira de superar as metas do plano.

11. Crie uma equipe de planejamento estratégico

Como proprietário de uma empresa, você nunca deve sentir que precisa fazer tudo sozinho.

Uma equipe de planejamento estratégico pode ajudar em todas as fases do processo, desde criar uma visão da empresa até adaptar sua estratégia semana a semana. Componha sua equipe de funcionários-chave de gerenciamento e funcionários — alguns visionários e alguns executores.

Se você acha que está “ocupado demais” para começar o planejamento estratégico, precisa de planejamento estratégico mais do que acredita. Ter um plano focado permite que você concentre suas energias, para que você trabalhe em sua empresa e não nela. Como proprietário de uma empresa, é sua responsabilidade dirigir o navio, e não colocar fogo no dia-a-dia.

Sim, a criação de um planejamento estratégico é desafiadora e consome muito tempo, mas fará toda a diferença para alcançar suas metas de longo prazo. Você evitará tomar decisões erradas e gastar mais esforço do que o necessário.

Tente estas 11 dicas para começar e, em seguida, seja flexível em sua abordagem contínua. Você ficará surpreso com a otimização dos processos de negócios quando estiver trabalhando com um planejamento estratégico de longo prazo.

Compartilhe: