Ser Seu Próprio Patrão – Benefícios e Desvantagens

Compartilhe:

Uma das meias verdades mais comuns de startups e empreendedorismo é a de ser seu próprio patrão. Muitos consideram isso como um mito, mas o termo meia verdade é melhor, porque há pontos postivos e também negativos em ser seu próprio chefe.

 

Benefícios de ser seu próprio patrão

ser seu proprio chefe

1. Você está no controle e toma as decisões você mesmo

Há uma grande satisfação em poder agir por conta própria, de acordo com suas próprias opiniões e convicções.

Muitas vezes falamos em ter o trabalho como uma chave para a satisfação no trabalho; e quando você é o chefe, você é o dono. Não ter que perguntar a ninguém pode significar muito.

Há muita gente que se sente mais segura quando está dirigindo do que quando é o passageiro, especialmente quando se trata de negócios.

2. Você define seus próprios horários

Talvez você seja um madrugador ou não queira trabalhar até tarde da noite para fazer atividades com seus filhos ou para suas próprias atividades. Talvez você goste de trabalhar em horários “diferentes” do tradicional.

Leia também:  O que é Coaching Profissional - Para Empreendedores

Quando você é seu próprio patrão, elimina a necessidade antiquada de ter que estar sempre no seu trabalho em horários e dias específicos.

Você se torna responsável pelos seus resultados, não pelas suas horas (a menos, é claro, que você seja uma empresa de serviços com clientes, que está nos contras abaixo).

3. Você define sua própria forma de trabalho

Alguns chefes são melhores que outros na questão de atualização da tecnologia, na escolha do local, na organização do ambiente de trabalho e assim por diante.

Quão rápido é a sua internet? Quando você é o chefe, depende de você.

Gosta de um modelo específico de escritório e fe linha de trabalho? Você decide. Uma boa vista? Bom café na cozinha? Tudo depende de você.

4. Você define seu próprio local de trabalho quando é seu próprio patrão

Sendo seu próprio chefe pode escolher se pretende trabalhar em casa de pijama ou se quer ter um escritório físico, e mesmo assim poderá escolher a cidade e estado em que deseja trabalhar e morar, isto é, você ganha em flexibilidade (claro que há trabalhos em que isso não pode ser feito, mas aqui estamos tratando dos benefícios num cenário ideal).

Desvantagens de ser seu próprio patrão

1. Seus clientes são seus chefes

 

Mesmo não tendo um chefe, a verdade é que o dono da empresa muitas vezes é “mandado” por seus próprios clientes. São eles que estão no comando em muitos casos. es

2. Seus compromissos – com fornecedores e parceiros  são seu patrão

Você não pode perder compromissos com muita frequência e ainda ser bem-sucedido. Sua palavra é seu bem mais poderoso.

Leia também:  Como Montar Uma Pequena Loja Virtual

Reuniões, prazos e promessas são compromissos. Você não pode administrar um negócio de sucesso sem eles.

3. Funcionários costumam dar trabalho e dor de cabeça

Você lidera e – quer você goste ou não – a liderança é algo que pode ser bem desgastante e cansativo. Seus funcionários estão te observando a todo momento.

Você não pode fazer menos do que pergunta a eles. Você como chefe é provavelmente o fator mais importante na chamada cultura corporativa (ou empresa).

Se você sair cedo, todo mundo é estimulado a também sair cedo.

4. Você gasta seu próprio dinheiro

Você tem que pagar por tudo que você decidir que precisa. O dinheiro sai do seu orçamento, não do orçamento do seu empregador.

Quando os tempos são difíceis e a empresa ou mercado em que atua passa por uma crise, mas você precisa de investir para continuar os negócios, você pensa: “posso mesmo pagar por isso?”

5. Você ganha de acordo com resultados da empresa

Você não tem garantia de salário e compensação financeira. Tudo depende de você, seu negócio, seus clientes, seu mercado e sua oferta de negócios.

O único proprietário, fundador de startups ou pequeno empresário não tem um empregador estabelecendo um plano de remuneração estável. Não há garantia real de quanto você terá no próximo mês.

Compartilhe: